Personalidades do Mercado: Cathie Wood

Conhecida por ter sido uma das primeiras pessoas a antecipar o boom das ações da Tesla, Cathie Wood é considerada como uma das maiores e melhores gestoras que atuam no mercado financeiro global na atualidade.

Filha mais velha de quatro filhos de um casal de imigrantes irlandeses, Catherine Duddy Wood nasceu em Los Angeles. Porém, por conta do trabalho do pai, que atuava como engenheiro de sistemas de radar da Força Aérea dos Estados Unidos, Cathie passou sua infância em lugares como Inglaterra, Irlanda, Alabama, Nova York e Califórnia. Aos dez anos de idade, ela já havia se mudado dez vezes.

Por conta do interesse que o pai sempre demonstrou por tecnologia, Cathie se apaixonou pela área de inovação desde bem nova.

Ao longo da infância e adolescência, passou por diversas escolas católicas, chegando na Universidade da Carolina do Sul, onde se formou em 1981 como bacharel em finanças e economia. Na época, recebeu o título honorífico de “Summa Cum Laude”, a máxima qualificação possível em uma titulação universitária.

Em sua trajetória acadêmica, Cathie teve a oportunidade de ter Arthur Laffer, o pai da “Curva de Laffer”, como seu mentor. Essa relação, anos mais tarde, lhe renderia sua primeira oportunidade de trabalho.

Com apenas 22 anos, Cathie ingressou no mercado de trabalho como economista assistente no Capital Group. Por indicação de Laffer, permaneceu na empresa por três anos. Posteriormente, quando se mudou em 1980 para a cidade de Nova York, foi convidada para atuar na Jennison Associates. Em seus 18 anos de colaboração, ocupou os cargos de analista, economista-chefe, gerente de portfólio e diretora administrativa.

Sua carreira prossegue em confluência com Lulu C. Wang, outra importante figura feminina no mercado financeiro. Ao seu lado, Cathie ajudou na fundação da Tupelo Capital Management, que atualmente é um dos maiores fundos de multimercados.

Permanecendo apenas três anos na empresa, Cathie passou trabalhar dentro da AllianceBernstein. Durante os 12 anos que atuou como diretora de investimentos de estratégias globais, administrava 5 bilhões de dólares.

Porém, por suas ideias de criação de fundos negociados em bolsa gerenciados ativamente com base na naquilo que chama de “Inovação Desruptiva”, Cathie deixa e empresa e funda em 2014 aquela que lhe destacaria definitivamente dentro do universo financeiro: a Ark Invest.

Abreviação de Active Research Knowledge, a Ark Investment Management LLC é uma gestora de investimentos de âmbito global. Com sede em Nova York, conta com mais de US$ 10 bilhões de patrimônio líquido.

Dentro da gestora, Cathie conseguiu colocar em prática as ideias e valores que sempre defendeu: a aposta agressiva e direta em negócios inovadores e disruptivos. A Ark possui investimentos ecléticos, mas que, de forma geral, não fogem da ceara que engloba as maiores tendências tecnológicas do mercado.

As aplicações recaem sobre empresas de setores como robótica, tratamentos genômicos, big data, inteligência artificial, computação em nuvem, fintechs, exploração do espaço, mobilidade as a service, impressão 3D e criptoativos, que foram adicionados recentemente na carteira.

Com base em uma análise feita no modelo top-down, que considera a situação macroeconômica, e bottom-up, que implica em uma seleção de ações com base em seu valor e risco, a Ark Ivest geralmente possui uma preferência por empresas que possuem um crescimento de 15% ao ano.

Conhecida por focar nos chamados investimentos “FAANG” – que engloba o Facebook, Amazon, Apple, Netflix e Google, a gestora defende a tese de que o seu retorno ficará acima dos principais índices, possuindo baixa relação com a rentabilidades das estratégias tradicionais.

Apesar de não ter investido no fundo da ProShares Bitcoin Strategy, a Ark conta com um ETF (ETF Ark Innovation), com valorização de 175% no último ano. O fundo em questão também conta com futuros de bitcoin e foi aprovado para investir no Canada’s Bitcoin ETF, com o nome ETF Ark Next Generation.

Com uma grande equipe de profissionais especializados em diversas áreas, com diferentes localidades, não é à toa que a Ark Invest de Cathie Wood lhe faz ser apelidada de a “Rainha dos Investimentos”.

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

charlie munger
Personalidades do Mercado

Personalidades do mercado: Charlie Munger

“O conhecimento verdadeiro é reconhecer que você não sabe nada”. Essa é uma das frases que mostram a humildade do investidor e vice-presidente da Berkshire

Personalidades do Mercado

Personalidades do Mercado: Michael Saylor

Empresário, executivo de negócios, filantropo e CEO da MicroStrategy, Michael Saylor é uma grande personalidade do mercado financeiro da atualidade. Saylor nasceu em Lincoln, no

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

plugins premium WordPress

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.