Stress test, backtesting e Vix: as armas de grandes investidores para evitar eventos  inesperados

Realizar testes e simulações e acompanhar índices de volatilidade são atitudes comuns entre os grandes investidores, que têm como objetivo principal reduzir os riscos da carteira e diminuir as chances de perdas acentuadas durantes eventos inesperados do mercado.

O stress test, ou teste de estresse, é uma simulação muito utilizada por investidores institucionais com o objetivo de avaliar a vulnerabilidade de um ativo ou de uma carteira de investimentos durante eventos extremos e grandes crises. Esse tipo de teste permite que o investidor procure rapidamente alternativas quando eventos atípicos acontecem, o que reduz significativamente as chances de perdas acentuadas durante momentos de forte volatilidade do mercado.

Os fundos de investimento geralmente usam testes de estresse para determinar o risco do portfólio em relação a possíveis “crashs” do mercado. Normalmente, os gestores utilizam programas proprietários, desenvolvidos sob medida para valiar como os ativos podem resistir a estes eventos inesperados. Em seguida, eles estabelecem as estratégias de hedge (proteção) necessárias para mitigar as perdas potenciais. 

Já o backtesting é o processo de verificação de uma estratégia de investimento em diferentes cenários que já ocorreram.  O backtesting avalia a viabilidade de uma estratégia, descobrindo como ela funcionaria usando dados históricos. Isso quer dizer que se o backtesting funcionar, os investidores ganham confiança para empregar essa estratégia no futuro.

Um backtest bem conduzido que produz resultados positivos garante aos investidores que aquela estratégia é sólida e provavelmente dará lucros quando for implementada. Já um backtest que produz resultados abaixo do ideal, fará com que os investidores alterem ou rejeitem a estratégia.

Índice de Volatilidade

Além de utilizarem o teste de estresse e o backtesting, os investidores profissionais também costumam acompanhar de perto as oscilações do Vix (Volatility Index). Esse indicador mede as expectativas dos investidores para os próximos 30 dias em relação às ações que compõem o S&P 500 (Índice que concentra as empresas listadas mais relevantes dos Estados Unidos).  Ele é calculado com base na comparação entre o preço das ações do S&P 500 e o preço das opções sobre essas ações.

O VIX é conhecido como o “Índice do Medo”, já que reflete as incertezas dos investidores em relação ao mercado. Quanto mais alto estiver o Vix, maiores as incertezas do mercado e maior a expectativa de alta volatilidade das ações.

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.