Treasuries: conheça os títulos considerados os mais seguros do mundo

As treasuries, títulos públicos emitidos pelo governo dos Estados Unidos, são considerados o porto seguro dos investidores de todas as partes do mundo e classificadas como títulos livres de risco (Risk Free).

Como os EUA são considerados a economia mais sólida do planeta e o dólar é a principal moeda global, sempre que os investidores estão em busca de segurança a busca por treasuries aumenta. Normalmente, são períodos em que a economia mundial passa por grandes crises, fazendo com que os investidores fiquem avessos ao risco e busquem aplicações seguras. Com o aumento da demanda, a tendência é que o preço dos papéis suba e as taxas caiam.

Já quando a economia global está em expansão e os investidores começam a buscar retornos maiores, eles passam a aceitar correr mais riscos. Neste caso, a demanda pelas treasuries tende a cair e, com isso, o preço também cai, provocando um aumento de taxas.

Quando comparamos com países em desenvolvimento, como o Brasil, as taxas pagas pelas treasuries são mais baixas. No entanto, o maior atrativo é a enorme segurança em relação ao risco de crédito (calote de pagamento), já que os EUA são considerados um pagador muito melhor do que o Brasil.

Tipos de treasuries

O mercado de treasuries funciona da seguinte forma: o governo americano emite os títulos e vende em um leilão no mercado primário. Depois disso, esses papéis passam a ser negociados no mercado secundário, que possui uma liquidez muito grande. Por isso, esses papéis formam a curva de juros americana.

A dívida pública federal dos Estados Unidos possui títulos que se diferenciam pelos prazos e nas formas de remuneração. São eles: Treasury bills, Treasury notes, Treasury bonds, TIPS (inflação).

T-Bills

São títulos prefixados com prazo inferior a 1 ano e que não pagam juros intermediários.

T-Notes
Pagam cupons intermediários semestrais e possuem prazos de vencimento entre 1 e 10 anos.

T-Bonds

Pagam cupons intermediários semestrais e possuem prazo de vencimento superior a 10 anos. Normalmente o prazo máximo é de 30 anos.

TIPS (Treasury Inflation Protected Securities)

É um título que protege o investidor das flutuações da inflação, pagando uma taxa prefixada mais a variação do CPI (Consumer Price Index). Funcionam de forma semelhante com as NTN-Bs no Brasil. Possuem prazo de vencimento entre 5 e 30 anos.

Como investir

O investimento em ativos nos Estados Unidos vem se popularizando no Brasil e a entrada de novos players simplificou o acesso dos investidores brasileiros. 

Atualmente, existem corretoras que possibilitam investir no mercado norte-americano de maneira descomplicada e rápida, com envio de documentos virtualmente. 

Além de investir diretamente nos títulos públicos, outra opção bastante comum nos EUA são os ETFs (Exchange Traded Funds) de renda fixa, que possuem taxas de administração baixas e muita liquidez.

Não fique limitado (a) ao mercado brasileiro. Diversifique os seus investimentos geograficamente e proteja o seu patrimônio.  Clique aqui e faça sua assinatura Convex – ela será o seu visto para os mercados globais!

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.