insights

Conheça os títulos públicos norte-americanos e saiba como investir

08.Janeiro.2021

Os treasuries, títulos públicos emitidos pelo governo dos Estados Unidos, são considerados o porto seguro dos investidores de todas as partes do mundo e classificados como títulos livres de risco (Risk Free).

Como os EUA são considerados a economia mais sólida do planeta e o dólar é a principal moeda global, sempre que os investidores estão em busca de segurança a procura por treasuries aumenta. Normalmente, são períodos em que a economia mundial passa por grandes crises, fazendo com que os investidores fiquem avessos ao risco e fujam para aplicações seguras. Com o aumento da demanda, a tendência é que o preço dos papéis suba e as taxas caiam.

Já quando a economia global está em crescimento, os investidores começam a buscar retornos maiores e passam a aceitar correr riscos maiores em investimentos mais arrojados. Neste caso, a procura pelos treasuries pode cair, provocando uma diminuição de preço e aumento de taxas.

Quando comparamos com países em desenvolvimento, como o Brasil, as taxas pagas pelos treasuries são consideravelmente mais baixas. Como base de comparação, enquanto um título prefixado com vencimento de 10 anos paga em torno de 1% ao ano nos EUA, no Brasil o rendimento gira em torno de 7,5% ao ano (considerando o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2031)

No entanto, o maior atrativo é a enorme segurança em relação ao risco de crédito (calote de pagamento), já que os EUA são considerados um devedor muito melhor do que o Brasil.

Tipos de treasuries

A dívida pública federal dos Estados Unidos possui títulos que se diferenciam pelos prazos e nas formas de remuneração. São eles: Treasury bills, Treasury notes, Treasury bonds, TIPS (títulos de inflação). Conheça:

T-Bills

São títulos prefixados de curto prazo (inferior a 1 ano) e que não pagam juros intermediários.

T-Notes

Estes títulos possuem cupons intermediários semestrais. Os prazos de vencimentos variam entre 1 e 10 anos.

T-Bonds

São títulos que remuneram o investidor com cupons intermediários semestrais e têm prazo de vencimento mínimo de 10 anos e máximo de 30 anos.

TIPS (Treasury Inflation Protected Securities)

Este tipo de título garante retorno real (acima da inflação), pagando uma taxa prefixada mais a variação do CPI (Consumer Price Index). Como base de comparação, possui características semelhantes com as NTN-Bs no Brasil. Seu prazo de vencimento varia entre 5 e 30 anos.

Como investir

O investimento em ativos nos Estados Unidos vem se popularizando no Brasil e a entrada de novos players simplificou o acesso dos investidores brasileiros.  Atualmente, existem corretoras que possibilitam investir no mercado norte-americano de maneira descomplicada e rápida, com envio de documentos virtualmente. 

Além de investir diretamente nos títulos públicos, outra opção bastante comum nos EUA são os ETFs (Exchange Traded Funds) de renda fixa, que possuem taxas de administração baixas e muita liquidez.

Você tem interesse em receceber recomendações de investimentos no mercado americano? 

 Assine a Convex Research e seja um Investidor Global!

 

 
Banner Insights

Convex

Receba nossa Newsletter

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.
Ver Política de Privacidade