insights

Conhecimento de base: a melhor arma para se manter investidor por toda a vida

30.Abril.2021

A corrosão do dinheiro por causa da alta da inflação. A alta do dólar e o “empobrecimento” em termos globais daqueles que que não se protegeram. Os impactos da situação fiscal brasileira nas principais classes de ativos.

Todos estes exemplos atuais mostram a importância do conhecimento de base para que os investidores possam montar um portfólio robusto e resistente aos solavancos da economia e dos ciclos de mercado.

Por isso, explicar os cenários econômicos de maneira clara, mostrando como os investimentos são afetados, está entre os princípios da Convex Research.

“Você precisa de conhecimento de base para entender como funciona o ecossistema da renda fixa, ações, criptomoedas e de todas as outras classes de ativos”, afirma Richard Rytenband, economista e CEO da Convex Research.

Nos relatórios disponibilizados aos assinantes, a Convex se propõe a apresentar uma série de conceitos que estão presentes no nosso dia a dia, mas que a maioria das pessoas ainda não conhece.  No relatório Visa Ações, por exemplo, há uma seção com esse foco. 

Questionamentos como “O que faz uma economia crescer no curto prazo ou no longo prazo?”; “Quando começa a nascer uma futura recessão econômica?” e “Como os governos podem lidar com uma depressão da economia” são respondidos pela equipe de analistas da Convex, possibilitando que o assinante do relatório assimile e utilize o conteúdo de maneira prática nos seus investimentos

“Com esse tipo de conhecimento de base, você passa a entender o que está acontecendo no Brasil e no mundo sem depender de ninguém. São informações que todos precisam ter para tomar as melhores decisões”, afirma Rytenband.

Com conhecimento de base, investir fica mais fácil

Todas essas informações servem de apoio para que o investidor tenha segurança e conhecimento suficientes para aplicar seu dinheiro da maneira correta.

Quando você entende os efeitos nefastos da inflação no seu portfólio, por exemplo, fica mais fácil escolher aplicações que o protejam da corrosão do dinheiro ao longo do tempo.

Ativos escassos como ouro e bitcoin servem como uma defesa em momentos de forte injeção de liquidez nas economias, como vivemos nos últimos anos, que provocam os aumentos generalizados de preços.

A mesma coisa pode ser dita em relação à alta do dólar ou aos efeitos da crise fiscal sobre a economia do país. Afinal, não há como negar que todos estes acontecimentos possuem impacto direto na nossa vida e podem culminar em fortes perdas de patrimônio.

Com a forte alta do dólar nos últimos anos, quem não tinha uma diversificação internacional viu seu patrimônio encolher consideravelmente em termos globais.

Por isso, não se esqueça: entender a base do contexto econômico é uma das principais armas para que você se mantenha investidor por toda a vida.

Com esse apoio, o próximo passo é conhecer as características de cada ativo e suas principais contribuições em uma carteira de investimentos convexa e diversificada.

Banner Insights

Convex

Receba nossa Newsletter

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.
Ver Política de Privacidade