insights

O Mais Importante Para o Investidor – Howard Marks

01.Julho.2021

Sempre que conversava com seus clientes, Howard Marks falava que o mais importante para o investidor é X, pouco tempo depois dizia que o mais importante era Y. Foi então que ele percebeu que para ser um investidor bem sucedido, é necessário se atentar a muitos aspectos. O livro “The Most Important Thing” apresenta esse compilado de ideias essenciais para o investidor de sucesso.

No mercado financeiro, ser bem sucedido significa obter um retorno acima da média. Se esse não é o seu objetivo, basta comprar um ETF (fundo de índice) e se contentar em ter a mesma performance do mercado como um todo. No entanto, se você está determinado a superar o mercado, é preciso desenvolver um pensamento superior ao da maioria, mais profundo, complexo e analítico– chamado pelo autor de pensamento de 2º nível. O pensador de 2º nível considera questões como:

  • Como minha tese se diferencia do consenso do mercado?
  • Qual é a probabilidade de eu estar certo?
  • O preço atual incorpora o otimismo ou o pessimismo da maioria dos investidores?
  • E se eu estiver errado, quais serão os resultados?

Qual é a coisa mais importante?

      É provável que você tenha se deparado recentemente com a afirmação “preço não importa”, proveniente especialmente de defensores da Hipótese de Mercado Eficiente (HME). Embora a eficiência do mercado seja real na maioria do tempo, o autor defende que a ganância, o medo e outras emoções dos investidores originam as limitações e ineficiência do mercado.

Para Howard Marks, o preço deve ser o ponto de partida do investidor de valor. Comprar bons ativos não é suficiente, o essencial é comprá-los por um bom preço. O mais importante é a relação entre Valor x Preço, portanto o investidor deve buscar comprar um ativo por um preço menor que o seu valor intrínseco – essa é a essência do Value Investing. Comprar algo por menos do que vale não é sinônimo de garantia, pois podemos errar o cálculo do “valor justo” ou podem surgir eventos que reduzam o valor deste ativo, mas em um cenário de normalidade, o valor exerce uma atração magnética sobre o preço e essa é a nossa melhor chance, como investidores.

Como um pêndulo?

Dentre as inúmeras incertezas do mercado, uma coisa é certa: o mercado é sempre cíclico. A razão da ciclicidade do mercado se deve às emoções e inconsistências por parte dos seres humanos que formam a nossa economia. O autor utiliza a analogia de um pêndulo), pois ele raramente se encontra em seu ponto de equilíbrio central e está sempre em uma das extremidades.

Da mesma forma, os participantes do mercado estão constantemente alternando entre o extremo de pessimismo e um extremo de euforia, nas palavras do próprio Howard Marks: “O sucesso cria as sementes do fracasso, e o fracasso cria as sementes do sucesso”

Gestão de Risco

“Mais importante que o retorno, é a forma como ele foi obtido”

Você já foi questionado acerca de quanto ganhou em uma aplicação? Tenho certeza que sim. Essa pergunta, curta e simples, é feita por colegas de trabalho, parentes e bons amigos, mas ela revela a deficiência no nosso entendimento sobre riscos. Há diversas definições para o risco, mas é suficiente entendê-lo como a incerteza do futuro e a chance de errar e perder dinheiro. Portanto, o rendimento de um investimento, por si só, possui um significado limitado, se não soubermos o risco incorrido.

Fomos bombardeados com a ideia de que maiores riscos trazem maiores retornos. Mas, afinal, se os investimentos mais arriscados gerassem retornos mais altos, não seriam os mais arriscados! O conceito correto é que aplicações mais arriscadas devem oferecer a perspectiva de maiores retornos, mas sem nenhuma garantia disso se concretizar. O gráfico abaixo representa este conceito com a distribuição de probabilidade de retornos e mostra mais claramente a incerteza envolvida no processo.

Outro grande desafio a se enfrentar é a impossibilidade de medir o risco. Você já deve ter lido ou ouvido falar de desvio padrão, Beta, Value At Risk (Var), Índice de Sharpe, todas essas são métricas tradicionais de mensuração de risco utilizadas por acadêmicos, analistas e grandes players do mercado. No entanto, todas elas são insuficientes e não refletem as condições reais do mercado. O autor classifica o risco como invisível e algo não observável. O que você enxerga são as perdas, resultado do encontro do risco e da adversidade. É como um motorista dirigindo seu veículo sem cinto de segurança, o risco existe, mas só o que podemos observar é o acidente.

O que se deve fazer então? O objetivo não deve ser evitar o risco, mas aprender a se expor da forma correta. O autor diz em seu livro que “assumir de forma inteligente o risco para a obtenção de lucros é o melhor modo de se obter êxitos que se repetem durante um longo período.” Howard Marks busca se proteger, principalmente, da perda permanente de capital ou, nas palavras de seu colega Nassim Taleb, o risco da ruína.

Conclusão

“Ataques ganham jogos, defesas ganham campeonatos”

Para obter retornos superiores, será necessário enxergar o mundo e o mercado de uma forma diferente. Dentre os vários aprendizados chamados de “mais importante”, o maior desafio não é o conhecimento técnico, mas a superação das influências psicológicas que nos conduzem a pensar como a maioria.

O grande segredo de Howard Marks, em sua gestora, é ter um desempenho igual ao mercado quando os tempos são bons – todos podem e conseguem ganhar dinheiro em mercados de alta. No entanto, com a gestão de riscos apropriada, busca um retorno superior ao mercado e não perder quando os tempos são ruins.

Por que você deveria ler esse livro?

Howard Marks é fundador da Oaktree Capital, uma das maiores gestoras do mundo, e autor de best-sellers. Com uma linguagem simples e clara, seus ensinamentos podem ser aplicados até por iniciantes. E se você ainda não se impressionou, saiba que Warren Buffet disse que para tudo para ler os e-mails quando Howard Marks é o remetente deles.

Banner Insights

Convex

Receba nossa Newsletter

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.
Ver Política de Privacidade