insights

O que faz a Convex ter retornos muito acima do mercado brasileiro?

25.Setembro.2020

Em um ano complicado para o mercado financeiro, em que as ações e demais ativos negociados no mundo todo enfrentaram forte volatilidade por conta da pandemia de Covid-19, muitos investidores se questionam como se proteger e ainda conseguir retornos acima da média.

Com uma filosofia de investimento bem definida e focada na preservação de capital, a Convex Research entregou um retorno de 63,91% no acumulado do ano (em reais, até às 9h do dia 23/09) com o seu portfólio Global, que reúne  recomendações dos relatórios Visa Ações e CFM (Cripto Fragility Model), além de commodities e reserva de valor.

Considerando apenas o relatório Visa Ações, que contém recomendações de ações brasileiras e internacionais, o retorno foi de 30,88% (em reais, até as 12h do dia 22/9). Já no Crypto Fragility Model (CFM), modelo exclusivo voltado para o mercado de criptoativo, a performance acumulada do ano ficou em 133,34% em R$. O retorno na classe de ativos mais volátil do planeta teve como fundamento a captura da tendência de alta nas altcoins, quando a maioria do mercado desprezava, em meados de 2019. Outro ponto primordial, foi a capacidade de se proteger nos momentos de queda.

Richard Rytenband, economista e CEO da Convex Research, explica algumas atitudes que são fundamentais para enfrentar grandes crises como o crash de 2020 e ainda obter uma rentabilidade consistente diante de um cenário tão desafiador.

“Todos os grandes investidores que se provam no tempo sabem que o primeiro passo é a sobrevivência. Aqueles que focam seus esforços em obter altos retornos não resistem por muito tempo no mercado”, afirma.

Para se manter vivo durante momentos turbulentos, Rytenband adota uma postura de investimentos convexa, que consiste em diminuir as chances de perdas (e limitá-las), enquanto os ganhos potenciais se tornam mais prováveis e ilimitados. A partir daí, com tranquilidade de que o patrimônio está protegido, o investidor pode buscar assimetrias em diversos tipos de ativos. Outro ponto importante é compreensão sobre os ciclos econômicos. Os retornos na gaveta Reserva de Valor e Commodities são resultado da compreensão do cenário base e estágio do ciclo da economia global, quando ninguém mais se atentava aos sinais. Durante o Workshop Mercado Internacional de Commodities, realizado pela Convex Research, em julho de 2019, Rytenband já apresentava as oportunidades no ouro e prata. 

Segundo o economista, para conseguir obter resultados duradouros, é necessário compreender que o mercado é formado por grandes ciclos. Dessa maneira, o investidor sempre vai nadar a favor das ondas, em vez de gastar toda sua energia tentando vencer uma força muito maior do que a sua.

“Os grandes mercados de alta nascem em meio a um extremo pessimismo, da mesma forma que os grandes mercados de baixa nascem em meio a grandes euforias. Não se impressione, não entre na manada, analise os sinais com a cabeça fria e foco. Com um mindset antifrágil e as ferramentas certas, é possível se expor da forma correta aos grandes ciclos”, diz Rytenband.

Seja seu próprio Hedge Fund

Em vez de deixar seu patrimônio nas mãos de terceiros, a filosofia da Convex Research incentiva que cada investidor se torne o seu próprio Hedge Fund e tenha independência financeira. Para isso, é necessário fazer uma verdadeira diversificação do portfólio, se expondo a diversas classes de ativos e aos mercados globais.

Este ano, por exemplo, quando a pandemia de Covid-19 provocou grandes incertezas econômicas, metais como o ouro e a prata viram seus preços dispararem, em uma clássica busca dos investidores por ativos que funcionam como reserva de valor. O portfólio da Convex Research já estava exposto a estes ativos e conseguiu capturar grandes assimetrias.

O mesmo pode-se dizer do mercado de criptomoedas, que é analisado de perto pelo relatório Cripto Fragility Model e que trouxe resultados significativos este ano.

Portanto, mesmo diante de um cenário desafiador foi possível manter uma exposição convexa, capaz de proteger a carteira do investidor e proporcionar retornos consistentes.

Banner Insights

Convex

Receba nossa Newsletter

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.
Ver Política de Privacidade