insights

Relatório de análises e curso de investimentos: o que você precisa saber antes de assinar

20.Agosto.2021

O mercado financeiro brasileiro vem ganhando popularidade e cada vez mais pessoas se interessam por entender mais sobre finanças e investimentos. Dentro desse contexto, uma série de serviços e produtos são disponibilizados para quem quer se aperfeiçoar, aprender a investir melhor e a cuidar do próprio dinheiro.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre dois tipos de produtos: os relatórios de análises disponibilizados pelas casas de análise (também conhecidas como casa de research) e os cursos digitais de investimentos.

O trabalho da casa de análise consiste em disponibilizar relatórios e informações sobre ativos financeiros com objetivo de auxiliar o investidor na tomada de decisão de investimento. Isso quer dizer que essas empresas atuam com a recomendação das melhores opções de investimentos de acordo com a análise interna de seus profissionais.

É importante lembrar que as casas de análise de valores mobiliários são empresas independentes credenciadas junto à CVM (Comissão de Valores Mobiliários). As suas recomendações são feitas por meio de analistas com CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento), autorizados pela CVM para prestarem o serviço de assessoria e recomendação de ativos financeiros.

Já os cursos digitais de investimentos são videoaulas, que podem ser transmitidas ao vivo ou gravadas, que visam ensinar aos alunos diversos temas relacionados ao mundo dos investimentos.

Existem cursos mais abrangentes, que falam sobre os investimentos em geral. E também há aqueles mais específicos sobre determinadas classes de ativos, como ações, renda fixa, criptomoedas, fundos de investimentos, fundos imobiliários, entre diversos outros.

Há opções para todos os perfis de investidores e nível de conhecimento, desde os cursos mais básicos, que ensinam os primeiros passos das finanças, até os mais avançados, para pessoas que já têm experiência e querem se aperfeiçoar em relação a determinado ativo, por exemplo.

Também não há uma regra em relação à duração, que pode ser de algumas horas até semanas ou mesmo meses, dependendo da profundidade do conteúdo que será ministrado.

Cuidados com a escolha

Tanto quem optar por contratar os serviços de uma casa de análise quanto quem comprar um curso digital de investimentos deve ficar atento para evitar problemas e prejuízos.

As casas de análise possuem regulamentação pela CVM. No Brasil, existem atualmente 84 instituições certificadas e credenciadas na autarquia para atuarem com a emissão de relatórios de investimentos. A lista das casas de análise de valores mobiliários credenciadas pode ser consultada em http://bit.ly/3oK18Il.

A Convex Research, casa de análise de valores mobiliários fundada no início de 2018, atendendo a todos os critérios regulatórios do mercado, é considerada a única a desenvolver um modelo quant lastreado em fundamentos e considerar a exposição aos mercados globais.

Já os cursos de investimento não possuem uma regulação específica, apesar da atuação das empresas que fornecem esse tipo de produto ser acompanhada pela CVM.  Por isso, é fundamental ter cuidado com falsas promessas de “fórmulas mágicas” para enriquecimento rápido, que costumam se alastrar pelas redes sociais.

Alguns supostos “gurus” angariam milhares de seguidores nas redes sociais, ostentando carros importados e uma vida de luxo e prometendo retornos impossíveis para quem comprar seus cursos de investimento. 

Por isso, se você pretende fazer um curso de investimentos é fundamental procurar empresas e profissionais sérios, que possuem experiência e conhecimento comprovado no assunto.

Banner Insights

Convex

Receba nossa Newsletter

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.
Ver Política de Privacidade