Resumo da semana: dados sobre as maiores economias do mundo assustam

Você que nos acompanha em nossas newsletters semanais irá conferir nesta edição dados sobre as duas maiores economias do mundo, a americana e chinesa, análises sobre o mercado acionário e o mais recente levantamento sobre o retorno ajustado ao risco do Bitcoin e Ethereum.

Vamos aos insights:

1 – Queda na demanda por bens e produtos

Os envios de caixas de papelão seguem em queda em 2023. A variação ano contra ano atingiu recentemente o menor nível desde a crise de 2008, chegando a -8,3% (média de 3 meses).

Este é um clássico indicador antecedente da demanda por bens e produtos, adicionando aos sinais de recessão para a economia americana.

image 5

2 – Economia chinesa mostra sinais de enfraquecimento

De acordo com dados divulgados na última semana, tanto as exportações quanto importações da China contraíram no mês de maio em relação ao mesmo período do ano anterior.

Este é um sinal de que a demanda global por produtos chineses parece estar enfraquecendo, assim como a atividade doméstica da segunda maior economia do mundo.

Os dados também mostraram que a atividade industrial contraiu em maio, assim como as vendas de imóveis.

image 6

3 – Inflação americana segue desacelerando

Divulgada na manhã dessa terça-feira (13), a inflação americana desacelerou pelo 11º mês consecutivo, quando o CPI foi reportado em 4,0% no acumulado dos últimos 12 meses.

O índice de energia foi o componente que mais contribuiu para a queda da inflação, recuando 3,6% no último mês.

Ao atingir o menor patamar desde março de 2021, os dados do CPI devem adicionar pressão sobre o FED para uma pausa no aumento das taxas de juros na reunião de amanhã.

image 7

4 – Mais sinais de seletividade no mercado acionário

Atualmente existe uma grande divergência entre as Small Caps, representadas pelo índice Russell 2000, e as ações de maior capitalização (S&P500) no mercado americano.

O movimento mostra que os retornos dos índices acionários tem sido resultado da valorização de algumas poucas grandes empresas, enquanto o cenário mais amplo para o mercado de ações não se mostra tão favorável.

A divergência atual é uma das mais significativas da história, alcançando uma diferença de 15% da máxima de 2 anos apenas pela sexta vez em 40 anos.

image 8

5 – Bitcoin e Ethereum – Retornos e Volatilidade

O gráfico a seguir compara a volatilidade e retornos apresentados por algumas das principais ações da bolsa americana, commodities e criptomoedas, ao longo dos últimos 90 dias.

Recentemente o Bitcoin e Ethereum vem apresentando um retorno ajustado ao risco bastante similar as ações da Amazon e Google, enquanto permanece menos volátil que Tesla, Meta e Nvidia.

Ainda assim, quando analisado em períodos de tempo mais longos, o Bitcoin segue liderando com folga o retorno ajustado ao risco entre todas as classes de ativos.

image 9

 ATENÇÃO: CHEGOU A HORA DE VOCÊ SE TORNAR ASSINANTE CONVEX

Neste mês de junho, a Convex está abrindo para novos assinantes, com condição INÉDITA. Se você deseja montar sua carteira com a orientação e com acesso as análises do melhor economista do país, garanta sua vaga!

Monte sua carteira de investimentos no exterior com as recomendações Convex! Envie email para contato@convexresearch.com.br ou responda este email para receber o link de inscrição em primeira mão!

Importância dos Institucionais para o Mercado Cripto

Nesta quinta-feira (15), no Smart Money receberemos Alexandre Ludolf, CIO da QR Capital para falar sobre o ataque regulatório nos EUA, oportunidades e desafios do setor com a participação dos institucionais.

O programa será imperdível! Esperamos vocês, às 10AM.

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.