Entenda os ciclos de mercado sob a ótica do megainvestidor Howard Marks

Howard Marks é considerado um dos maiores investidores do mundo. Ele é o fundador da Oaktree Capital, gestora de recursos especializada em ativos de risco e muito respeitada por sua capacidade de entregar resultados consistentes de longo prazo, mesmo investindo em papéis de alta volatilidade.

Em um célebre memorando enviado para os investidores da Oaktree em 2001, com o título “Você não pode prever. Você pode se preparar”, Marks aborda a importância de estar preparado para os principais ciclos de mercado e não ser pego de surpresa.

“Na minha opinião, a chave para lidar com o futuro está em saber onde você está, mesmo que você não consiga saber exatamente para onde está indo”, escreveu. “Saber em que momento você está de um ciclo e o que isso implica para o futuro é muito diferente de tentar prever o futuro”, continuou o gestor.

Os ciclos são inevitáveis

Neste memorando, Marks destaca que os ciclos são inevitáveis e sempre estarão presentes na economia. Por mais que situações políticas, tecnológicas ou comportamentais levem a crer que o ciclo foi interrompido, esta é apenas uma falsa impressão. “[de repente] as regras antigas voltam a se aplicar e o ciclo recomeça”, escreve o gestor.

Além disso, os ciclos são autocorretivos e a sua reversão não depende necessariamente de eventos externos. As próprias tendências do ciclo são os principais motivos pelo qual eles se invertem. “Gosto de dizer que o sucesso traz dentro de si as sementes do fracasso, e o fracasso as sementes do sucesso”, ilustra Marks.

Sobre os ciclos da economia, ele destaca alguns pontos importantes:

  • Existem milhares de pessoas tentando prever os movimentos da economia, mas nenhuma delas tem um histórico muito bom.

  • Certamente, ninguém que fosse capaz de antecipar com precisão os movimentos da economia distribuiria suas previsões gratuitamente.

  • Os mercados já precificam as visões de consenso entre os economistas. Assim, manter uma visão de consenso não irá ajudá-lo a obter retornos acima da média (mesmo que você seja certo).

  • A maioria das previsões de crescimento da economia, inflação e taxas de juros têm uma forte semelhança com o níveis destes indicadores quando as estimativas foram feitas.

Ao final do seu memorando, Marks exemplifica citando a bolha das empresas de internet, que aconteceu no início dos anos 2000:

Ninguém sabia quando a bolha de tecnologia iria estourar, qual seria seu tamanho ou quanto tempo ela duraria. Mas não era impossível ter a sensação de que o mercado estava eufórico e os investidores se comportavam de maneira inquestionável e vertiginosa. Isso já era tudo que se precisava para evitar grande parte da carnificina.

Não estou tentando dar a impressão de que lidar com os ciclos é fácil. Mas, sim, eu acho que é um esforço necessário. Podemos nunca saber para onde estamos indo, ou quando a maré vai virar, mas é melhor termos uma boa ideia de onde estamos neste momento.

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Investimentos

Entenda a importância do ouro no portfólio

O ouro atravessou séculos como um ativo de valor incomparável na história econômica mundial, desempenhando um papel central em várias civilizações e impérios. Mas será

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

plugins premium WordPress

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.