Terremoto em Taiwan pode impactar o PIB global?

O terremoto que atingiu Taiwan nesta quarta-feira (3), com magnitude de 7,4, causou danos substanciais, incluindo o colapso de dezenas de prédios.

As consequências exatas ainda estão sendo apuradas. O abalo sísmico pode afetar a produção na indústria de semicondutores, uma vez que Taiwan é um centro chave na fabricação desses componentes essenciais para várias tecnologias avançadas.

A TSMC, uma das principais produtoras desses chips, está atualmente avaliando o impacto do terremoto em suas operações e realocou parte dos seus funcionários.

Os danos ainda estão sendo avaliados, porém o Bloomberg Economics realizou uma estimativa em relação a possíveis consequências de uma interrupção prolongada na produção de chips.

De acordo com este levantamento, o PIB Global teria uma queda de 4% caso o fornecimento de chips na ilha ficasse suspenso por 1 ano.

“No gráfico abaixo podemos ver os impactos diretos e indiretos em diversos países. Os mais afetados seriam Coréia do Sul, China, México, Sudeste Asiático e Japão. O Brasil teria um impacto negativo superior aos Estados Unidos, de cerca de 3% (Estados Unidos seria de 2,6%)”, afirma Richard Rytenband, analista-chefe da Convex Research.

Indústria de semicondutores em Taiwan

Antes do terremoto, a indústria de semicondutores de Taiwan estimava um aumento do valor de produção em 6,1% para cerca de US$161,5 bilhões no próximo ano, impulsionado por uma demanda robusta por chips avançados, fundamentais para dispositivos de inteligência artificial e computação de alto desempenho.

Esse aumento reflete a posição estratégica da ilha na produção de semicondutores, apesar de uma revisão para baixo das projeções anteriores devido a uma diminuição na demanda por eletrônicos de consumo, como PCs e smartphones, e um excedente de inventário de chips.

O segmento de fundição é um motor de crescimento significativo, projetado para expandir 31,7% no próximo ano, compensando uma queda prevista no segmento de memória.

Além disso, espera-se que o segmento de design de chips cresça 5,1%, impulsionado pela demanda por dispositivos 5G, Internet das Coisas e computação de alto desempenho, bem como por satélites de baixa órbita.

A TSMC, um dos principais atores dessa indústria em Taiwan, começou a produção em massa de chips de 3 nanômetros, os mais avançados do momento. A indústria enfrenta a concorrência crescente de países como Coreia do Sul e EUA, que estão acelerando a produção de chips de alta tecnologia.

Além disso, Taiwan está reforçando iniciativas para aliviar a escassez de talentos na indústria, abordando a questão da baixa participação feminina em programas de engenharia e buscando atrair talentos estrangeiros com a introdução de vistos especiais. Essas medidas visam assegurar que Taiwan mantenha sua vantagem competitiva na indústria de semicondutores nos próximos anos.

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

plugins premium WordPress

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.