O chip de IA que adicionou US$ 1 tri em valor de mercado à Nvidia

Uma unidade de processamento gráfico lançada pela Nvidia em 2023 conseguiu fazer com que as ações da empresa se valorizassem de forma expressiva, adicionando mais de US$ 1 trilhão em valor de mercado à companhia.

Trata-se do chip de data center H100, que está com uma demanda tão elevada que alguns clientes estão tendo que esperar até seis meses para recebê-lo.

Veja algumas explicações sobre o H100 – e por que ele é considerado tão importante, de acordo com informações da Bloomberg:

O que é o chip H100 da Nvidia?

O H100, cujo nome é uma homenagem à pioneira da ciência da computação Grace Hopper, é um processador gráfico. Trata-se de uma versão mais robusta de um tipo de chip que normalmente é encontrado em PCs e ajuda jogadores a obterem a experiência visual mais realista possível. No entanto, ele foi otimizado para processar grandes volumes de dados e cálculos em alta velocidade, tornando-o ideal para a tarefa intensiva de treinar modelos de inteligência artificial.

Por que o H100 é tão especial?

Plataformas de inteligência artificial generativa aprendem a completar tarefas, como traduzir textos, resumir relatórios e sintetizar imagens, treinando em vastos volumes de material pré-existente.

Quanto mais elas observam, melhor se tornam em atividades como reconhecer fala humana ou escrever cartas de apresentação para empregos. A Nvidia afirma que o H100 é quatro vezes mais rápido do que seu antecessor, o A100, no treinamento desses chamados grandes modelos de linguagem, ou LLMs, e é 30 vezes mais rápido ao responder a comandos do usuário.

Como a Nvidia se mantém à frente de seus concorrentes?

A Nvidia atualizou rapidamente suas ofertas, incluindo softwares para suportar os hardwares, em um ritmo que nenhuma outra empresa conseguiu igualar até agora.

A companhia também desenvolveu diversos sistemas de clusters que ajudam seus clientes a comprar os H100s em grande quantidade e implantá-los rapidamente. Chips como os processadores Xeon da Intel são capazes de processar dados mais complexos, mas possuem menos núcleos e são muito mais lentos ao processar os grandes volumes de informações tipicamente usados para treinar softwares de IA.

Como a Nvidia se tornou líder em IA?

A empresa de Santa Clara, Califórnia, é líder mundial em chips gráficos, as partes de um computador que geram as imagens que você vê na tela. Os mais poderosos desses chips são construídos com centenas de núcleos de processamento que realizam múltiplas linhas de cálculo simultâneas, modelando física complexa como sombras e reflexos.

Os engenheiros da Nvidia perceberam no início dos anos 2000 que eles poderiam adaptar os aceleradores gráficos para outras aplicações, dividindo tarefas em partes menores e trabalhando nelas ao mesmo tempo. Há pouco mais de uma década, pesquisadores de IA descobriram que seu trabalho poderia finalmente ser viabilizado usando esse tipo de chip.

A Nvidia tem concorrentes reais?

A Nvidia controla cerca de 80% do mercado de aceleradores nos data centers de IA operados pela AWS da Amazon.com Inc., Google Cloud da Alphabet Inc. e Azure da Microsoft Corp. Os esforços internos dessas empresas para desenvolver seus próprios chips, bem como produtos concorrentes de fabricantes de chips como a Advanced Micro Devices Inc. e a Intel Corp., até agora não tiveram grande impacto no mercado de aceleradores de IA.

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

plugins premium WordPress

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.