Economista aponta motivos para Brasil ter “voos de galinha”

O economista e analista-chefe da Convex Research, Richard Rytenband, participou esta semana do “Tubacast”, o podcast do canal Tubarão da Bolsa, apresentado por Luan Onofre.

Rytenband trouxe diversos insights sobre a economia brasileira e global, além de comentar sobre os principais investimentos diante do cenário atual.

No Brasil, o analista ressaltou a dificuldade que o país tem de aumentar a sua capacidade produtiva.

“Vivemos uma configuração econômica em que a capacidade de produção no nosso país está estagnada há praticamente uma década. Qualquer estímulo na nossa economia no curto prazo gera pressões inflacionárias, então por isso que a gente acaba sempre em um voo de galinha”, disse.

O economista destacou que além de aumentar a capacidade produtiva, existe outro “motor” de crescimento para o país: o investimento, mas também temos pouco avanço nesta área nos últimos anos. “O investimento vem caindo.  “É só ver o PIB (Produto Interno Bruto) do país. O que impulsionou nesse último trimestre foram gastos do governo e consumo das famílias”, aponta.

Com essa dificuldade de crescimento, ainda devemos enfrentar uma nova onda inflacionária pela frente, o que também deve acontecer em diversos outros países do mundo quando começarem os estímulos fiscais e monetários nos outros países.

A situação fiscal brasileira também é bastante preocupante.  “As contas públicas estão muito ruins. O Brasil está voltando a gastar muito mais do que arrecada. E nós já vimos esse filme antes: queda na arrecadação, com aumento da despesa, provoca aumento do endividamento do país”, alertou.

De acordo com dados do Banco Central, as contas do setor público consolidado tiveram  um déficit primário de R$ 79 bilhões entre janeiro e agosto, o equivalente a 1,12% do Produto Interno Bruto (PIB).

A dívida do setor público consolidado atingiu R$ 7,77 trilhões e teve alta de 0,5 ponto percentual em relação ao PIB, passando de 74% do PIB em julho para 74,4% do PIB em agosto pela metodologia brasileira.

Já pela metodologia internacional, que considera os títulos livres na carteira do Bacen, a dívida atingiu 84,8% do PIB no mês passado.

Assista a entrevista na íntegra:

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

plugins premium WordPress

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.