Por que é tão importante investir de forma convexa?

O investidor que se deixa levar pela euforia quando os ativos estão em alta e não se preocupa em manter um portfólio defensivo, focado na proteção e na sobrevivência, paga um preço bastante alto quando o mercado vai na direção contrária.

Não faltam exemplos de como esse tipo de comportamento tende a ser destrutivo para as finanças. Em 2020, com a crise provocada pela pandemia de Covid-19, muitos investidores sofreram na pele as consequências de uma exposição pouco diversificada visando somente o lucro.

Em poucos dias, ativos de risco como as ações desabaram mais de 50% e muitos investidores que não tinham um portfólio balanceado acabaram vendendo suas posições e amargando prejuízos altíssimos.

Em outras crises, como no subprime em 2008 e na bolha da internet, no começo dos anos 2000, os exemplos são parecidos: muitos investidores foram dizimados do mercado porque não tinham uma exposição convexa.

Por isso, a convexidade nos investimentos é tão importante e é defendida como princípio básico de alocação pela Convex Research. Em uma carteira convexa, as grandes perdas do mercado são pouco sentidas e sempre limitadas. Já os lucros se tornam mais prováveis e podem ser ilimitados.

“Os grandes investidores que se provam no tempo sabem que o primeiro passo no mercado financeiro é a sobrevivência. Aqueles que focam seus esforços em obter altos retornos não resistem por muito tempo”, afirma Richard Rytenband, economista e CEO da Convex Research.

A exposição convexa passa por uma análise rigorosa de todos os fundamentos de mercado e resulta em uma carteira realmente diversificada, focada na preservação do capital. Com tranquilidade de que o patrimônio está protegido, o investidor pode buscar assimetrias em diversos tipos de ativos. 

Investidores convexos

Investidores lendários que se provaram no tempo, como Warren Buffett, Jim Simons e Ray Dalio, têm algumas características em comum. Além de estarem sempre com a própria pele em risco (o famoso ‘skin in the game’), eles são mestres na arte da sobrevivência e souberam investir priorizando a preservação de capital.

“Eles sabem que a ordem do trajeto importa e são sempre humildes perante a incerteza”, diz Richard Rytenband, economista e CEO da Convex Research.

Isso nos leva ao a mais um ponto, que é a convexidade das exposições de todos eles. Afinal, seus investimentos são feitos de forma com que sempre percam pouco se estiverem errado e ganhem muito todas as vezes que suas teses estiverem certas.

Aliás, se você acha que esses grandes mestres se abalam com os possíveis erros que venham a cometer, está enganado. Eles têm uma estratégia bem definida, com a possibilidade de falha sempre calculada.

“Além de se libertarem da crença que é preciso comprar na mínima e vender na máxima, eles sabem que quando se expõem de forma convexa, a frequência de acertos não é o mais importante”, diz Rytenband.

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.