Em meio às fragilidades, muitos investidores ostentam e ignoram riscos

Carros importados, mansões luxuosas, lanchas atracadas em marinas e promessas de cifras milionárias. A ostentação de alguns investidores e empreendedores tem se mostrado frequente, a despeito de sinais de fragilidade do mercado.

Boa parte das pessoas que ostentam uma vida milionária tem uma estratégia bem definida: a ideia é aparentar uma vida de luxo para convencer os outros a comprarem algum tipo de produto/serviço, normalmente vinculado ao mercado financeiro.

Atraídos pelas imagens das redes sociais, muitos investidores caem na promessa de retorno fácil e ignoram os riscos que estão correndo.

“Tenho percebido muita ostentação entre as pessoas. Inúmeras matérias falando de bilionários, sobre quem tem mais dinheiro, quem tem mais bens. E do outro lado, aumenta cada vez mais a desigualdade, pessoas com fome, desempregadas”, diz Richard Rytenband, economista e CEO da Convex Research.

O economista destaca que esse tipo de situação aconteceu em outros ‘topos’ do mercado que ele presenciou nos seus 23 anos como investidor profissional. “Pouco depois, muitos que ostentavam perderam boa parte do seu patrimônio”, afirma.

Isso acontece porque durante grandes crises ou em crashs do mercado, o investidor que ignora os riscos e possui uma exposição côncava (quando a possibilidade de perda é ilimitada e as chances de isso acontecer são altas) fica muito vulnerável aos solavancos dos ativos mais voláteis.

Dependendo do grau de alavancagem, um investidor pode ser dizimado em poucos dias e ver o patrimônio acumulado durante uma vida toda acabar virando pó.

Por isso, a filosofia da Convex se baseia em uma exposição convexa. Em poucas palavras, isso significa diminuir e limitar as chances de perdas, enquanto os ganhos potenciais se tornam mais prováveis e ilimitados.

Dessa forma, o investidor consegue proteger seu patrimônio e tem tranquilidade para buscar assimetrias em vários ativos.

Rytenband vem alertando os assinantes da Convex há algum tempo sobre o aumento das fragilidades do mercado e aconselhando uma exposição controlada e criteriosa.

“Em momentos de euforia, as pessoas ficam ‘cegas’ e querem ganhar dinheiro a todo custo. Quando fundei a Convex Research, sabia desse tipo de comportamento e tinha em mente que teria que ser firme e realista, mostrando o cenário e apresentando soluções com base na nossa filosofia de investimentos”, afirma.

Para ele, diante do cenário atual, muitos investidores que estão ignorando os sinais poderão ser tirados do jogo. Ao mesmo tempo, aqueles que conseguem entender o cenário base e investir da maneira correta, continuarão aproveitando oportunidades.

“Estamos fazendo as pessoas se protegerem para terem recursos e aproveitarem as oportunidades que estão mais à frente.  Acreditamos em uma mudança de patamar geracional”, conclui o CEO da Convex.

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

plugins premium WordPress

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.