As melhores hardware wallets em 2021

* Por:  Edilson Osório Jr – @eddieoz

Já sabemos sobre a importância de armazenar as nossas criptomoedas com segurança. Também já conhecemos aquela velha máxima que diz que exchange não é carteira, pois lá elas podem ser hackeadas, confiscadas ou ‘apenas’ monitoradas constantemente.

A única maneira de atingirmos a nossa soberania financeira é sermos os guardiões das chaves privadas que acessam o nosso bitcoin, nossas criptomoedas, nossos tokens, NFTs alts e até mesmo as nossas memecoins.

Mas armazenar nossas chaves privadas requer uma certa dose de responsabilidade e conhecimento. Por isso o ecossistema de criptomoedas vem desenvolvendo maneiras mais amigáveis de armazenamento, sem prejudicar a segurança.

E é justamente aqui que entram as hardware wallets.

As hardware wallet são equipamentos que normalmente permanecem offline (também conhecidos como cold wallets, por não estarem diretamente conectadas à internet) e apresentam um nível de segurança muito alto para fazer o gerenciamento de milhares de criptomoedas.

Nestes dispositivos, a sua chave privada fica armazenada em um chip e nunca é exposta publicamente. A interação com o computador normalmente se dá através da porta usb, por bluetooth ou mesmo exibindo um qr-code que será lido pelo computador.

Elas são ideais para armazenar quaisquer portfólio de criptomoedas. Por serem pequenas e transportáveis elas podem ser carregadas com você, mas também são uma ótima escolha para o armazenamento de longo prazo daquelas criptos que você movimenta pouco.

Muitas pessoas perguntam o que aconteceria caso sua hardware wallet fosse perdida ou roubada: “Perco todos os meus bitcoins?” – E a resposta é ‘não’! Desde que você tenha armazenado a chave de recuperação em um local seguro (e aqui entra aquela dose responsabilidade mencionada acima), será possível acessar seus bitcoins em um novo hardware ou wallet compatível.

Existem muitos fabricantes de hardware wallets no mercado e vou listar algumas das melhores opções, abaixo.

Ledger Nano X

Lançada em 2019, a sucessora da Ledger Nano S é produzida por um dos mais tradicionais fabricantes do mercado.

2 1 small

Ela possui mais memória, permitindo que você armazene até 100 apps (diferentes cryptomoedas). E além de um design mais amigável com uma tela maior, também possui suporte a bluetooth permitindo se conectar com o celular ou o computador sem a necessidade de cabos.

1 2 small

A Ledger Nano X suporta mais de 1500 criptos e mesmo maior em tamanho, ainda é extremamente transportável – pois seu formato lembra um pendrive USB.

Trezor Modelo T

O modelo T é a Trezor mais recente produzida pela SatoshiLabs.

1 3 small

Este modelo possui touchscreen e suporta uma lista de 1600+ criptomoedas. Concorrente direto da Ledger Nano X, ela não possui bluetooth mas traz um slot micro-SD para assinar transações offline, sem qualquer conexão com o computador.

2 4 small

Este ano lançaram o Trezor Suite, um app que substitui o web app anterior e passou a ser a principal interface para com o dispositivo. Com isso ganhou uma camada de privacidade, através de uma integração com a rede Tor e a possibilidade de comprar criptos e enviá-las diretamente para o dispositivo.

Ledger Nano S

Esta é uma das mais tradicionais hardware wallets do mercado. É um modelo relativamente barato e muito seguro tanto para o uso no dia-a-dia, como para o armazenamento de longo prazo.

1 5 small

A principal característica da Ledger Nano S é que ela possui dois chips internos, onde um tem a função de se comunicar com a entrada USB e efetuar o transporte de dados, enquanto o outro permanece em uma área isolada e responsável apenas pela manipulação da chave privada e assinatura de transações e mensagens.

6 small

É pequena, transportável como um chaveiro e tem suporte a mais de 1000 criptomoedas.

Trezor Modelo ONE

Lançada em 2014 pela SatoshiLabs, foi o primeiro modelo de hardware wallets a chegar no mercado.

7 small

Por ser a mais antiga no mercado, pode-se dizer que é também a mais testada. Ela foi recebendo atualizações de hardware e software e superando cada desafio apresentado. Isso fez com que fosse considerada uma das hardware wallets mais seguras existentes.

Com seu preço competitivo, ela apresenta uma tela e botões grandes, trazendo uma usabilidade melhor quando comparada à Ledger Nano S.

8 small

Uma característica das Trezor é que ambos possuem software open-source e são indicadas para ficarem conectadas diretamente em servidores, pois seu software permite o gerenciamento através de APIs, coisa que as Ledgers ficam devendo.

Passport

Esta hardware wallet produzida pela Foundation, traz uma proposta bem diferente das demais apresentadas anteriormente.

Focada apenas no público bitcoiner, ela prioriza a segurança em detrimento a algumas funcionalidades vistas em outros dispositivos.

9 small

Esta hardware wallet se parece com um celular e não apresenta conectividade através de cabos ou bluetooth. Ao invés disso, ela traz uma câmera para a leitura de qr-codes e um slot microSD para assinar transações.

O fabricante promete que as placas de circuitos e o firmware serão publicados no github, tornando-a completamente open-source com o hardware sob a licença Open Hardware Licence V2, do CERN e o firmware sob GPL3. Com isso garantirá que nenhum código desconhecido rode em seu sistema.

10 small

Ela possui uma grande tela e ótima usabilidade e funcionará com o uso de baterias. Entre os controles de segurança, estão leds que acendem caso o hardware tenha sido violado e uma tela com circuitos gravados diretamente no vidro, o que permite fácil inspeção na produção.

11 small

Este dispositivo ainda está em fase de pré-order e é ansiosamente aguardado pelos bitconheiros de plantão.

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

plugins premium WordPress

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.