Pesquisar
Close this search box.

Como a aprovação do ETF Spot de Bitcoin impactará o mercado

No último dia 10 de janeiro, a SEC (Securities and Exchange Commission) divulgou as primeiras aprovações de ETFs Spot (à vista) de Bitcoin.

Os pedidos de grandes gestoras de recursos, como Black Rock, Fidelity e Grayscale,  foram feitos ao longo de 2023 e aguardavam há alguns meses pela decisão do órgão regulador norte-americano.

Veja abaixo a lista de gestoras que tiveram a aprovação inicial da SEC:

image

Richard Rytenband, analista-chefe da Convex Research, lembra que o mercado de advisors (assessorias de investimento) nos EUA ultrapassa os US$ 30 trilhões e esta aprovação vai permitir que estes profissionais incluam o Bitcoin no portfólio dos clientes de varejo que tinham receio de investir diretamente na criptomoeda por meio das exchanges.

“Esse instrumento permite a entrada de mais pessoas e o ingresso dos grandes investidores institucionais em maior número. De certa forma, vai pavimentando um caminho para o Bitcoin ser mais ‘friendly’ (amigável) com investidores de varejo, que agora terão mais essa forma de exposição à principal criptomoeda”, disse.

Rytenband também lembrou que este é um movimento de longo prazo e não deve ser visto como um gatilho único de exposição.

“Na Convex, estamos sempre olhando os grandes movimentos e os fundamentos dos ativos. Temos nossos percentuais-meta estabelecidos e atingimos excelentes resultados dessa forma, com uma exposição controlada e um bom gerenciamento de riscos”, afirma.

Para você ter ideia dos resultados obtidos pela casa de análise, o CFM (Cripto Fragility Model), relatório de recomendações de criptomoedas da Convex Research, completou seis anos no dia 1º de janeiro de 2024, com uma performance acumulada em dólares de +1.156,15%, contra +211,05% do Bitcoin no mesmo período.

Isso significa um retorno anual composto de +52,47%.  Já a performance em reais foi de +1.770,74%.

Escassez do Bitcoin

Também é importante lembrar que o Bitcoin é um ativo escasso e possui um limite de 21 milhões de unidades mineradas. Estima-se que 3 milhões já foram perdidos – são considerados assim porque estão a mais de 10 anos sem movimentação.

Com a entrada da criptomoeda nos portfólios geridos pelos advisors nos EUA, a escassez pode ser impactada, o que também pode afetar o preço do ativo.

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

plugins premium WordPress

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.