Pesquisar
Close this search box.

Convex tira as principais dúvidas sobre o Halving do Bitcoin

O Halving do Bitcoin está próximo. Como isso vai impactar o mercado? O que esperar deste evento que deve mexer com o ecossistema cripto? A equipe de análise de criptomoedas da Convex Research, tirou as principais dúvidas sobre este tema.

1 – Como o Halving impacta os lucros dos mineradores e como eles se preparam para o evento? O que devemos observar para saber se está tudo bem?

O Halving impacta os lucros dos mineradores reduzindo pela metade a quantidade de novos bitcoins que eles recebem como recompensa.

Para se prepararem para esse evento, os mineradores investem em hardwares (ASICs) mais eficientes, reduzem custos operacionais e otimizam a matriz de mineração para países onde a energia elétrica é mais barata.

Uma outra estratégia dos mineradores é acumular caixa para subsidiar suas operações durante um período de “menor lucratividade”.

 Para saber se “está tudo bem” após um Halving, é importante observar a estabilidade da taxa de Hash da rede, observar a dinâmica de dificuldade de mineração e observar os balanços das mineradoras que possuem capital aberto

Também é interessante adicionar à camada de análise os indicadores on-chain focados em mineração, como, por exemplo, o Hash Price.

image

2 – Essa redução na atividade dos mineradores pré-Halving deixa a rede mais exposta a ataques devido à redução na força computacional?

A segurança do Bitcoin historicamente provou ser resiliente mesmo após Halvings anteriores, que tiveram avanços disruptivos na rede, por exemplo, troca de mineração por GPU para ASICs de chips de 7nm.

Este período, em especial, houve uma “fragilidade” maior tendo em vista o avanço tecnológico no setor. Além disso, sob a ótica de teoria dos jogos, atacar a rede do Bitcoin é uma ação contra intuitiva.


Time line da evolução da mineração:
2009-2010: CPU Mining
2011: GPU Mining
2012: FPGA Mining
2013-2014: ASIC Mining -> início com 130nm -> 110nm
2014-2016: Avanços dos ASICs – 55 nm -> 28 nm -> 20 -> 16 nm
2020-2021: ASICs de 7nm
2022+: ASICs Menores que 5nm

image 1

3 – Esse processo do Halving também filtra os mineradores menos eficientes já que reduz a recompensa?

O Halving tende a pressionar mineradores menos eficientes. Note, “menos eficientes” e não “pequenos”. A mineração de Bitcoin é sobre um jogo de eficiência e não tamanho.

Com a recompensa pela mineração de novos blocos sendo reduzida pela metade, os custos operacionais permanecem os mesmos, o que pode tornar a mineração insustentável para aqueles com equipamentos desatualizados ou com custos de eletricidade mais altos.

Isso pode levar ao fechamento de operações de mineração menos eficientes, deixando apenas os mineradores mais eficientes e bem capitalizados.

Reforçamos, os pequenos e grandes mineradores se alocam em pools de mineração. Portanto, o que “manda” de forma majoritária é o custo de eletricidade para manter as operações.

O lugar número 1 no mundo para a mineração de Bitcoin está enfrentando preços de energia negativos. Há mais oferta do que procura e a energia já está produzida, por isso a rede precisa que ela seja consumida o mais rápido possível.

É assim que a mineração ajuda. Ela pode desligar e ligar conforme a demanda é alta/baixa.

image 2

4 – Quando não houver mais recompensas por bloco, os mineradores vão parar de minerar?

Quando todas as 20,9999999 milhões de unidades de Bitcoin forem mineradas, o que está previsto para ocorrer por volta de 2140, a recompensas por bloco em novos Bitcoins cessarão.

No entanto, espera-se que os mineradores continuem a ser incentivados a manter a rede segura através das taxas de transação. Observamos taxas de transações maiores que a própria recompensa de novos Bitcoins em si. Portanto, esse cenário não é “improvável” como há alguns anos.

image 3

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

plugins premium WordPress

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.