ETF spot de Bitcoin pode impactar o mercado já escasso da criptomoeda?

A BlackRock, maior gestora de recursos do mundo, com mais de US$ 9 trilhões sob custódia, entrou com pedido na SEC (Exchange Traded Fund) dos EUA para o lançamento de um ETF (Securities and Exchange Commission) de Bitcoin Spot (à vista), ou seja, que possui lastro diretamente no ativo.

Além da Black Rock, outras grandes instituições entraram com pedido recente, indicando o apetite dos investidores institucionais.

Até agora, os únicos ETFs de Bitcoin existentes nos EUA estão lastreados em contratos futuros da criptomoeda, o que torna esse possível novo produto algo inédito no mercado norte-americano.

Durante o programa Squad Crypto desta semana, a COO da Convex Research, Thata Saeter e o analista Giovanni Rosa conversaram com Richard Rytenband, economista e CEO da Convex, sobre o pedido da BlackRock e como isso pode impactar a escassez da principal criptomoeda do mercado.

“Com o poder financeiro que estas instituições possuem, uma entrada de grandes investidores institucionais em um ETF lastreado diretamente no Bitcoin (spot) tem um impacto imenso”, afirmou Thata Saeter.

Ela lembrou que o Bitcoin é um ativo escasso e possui um limite de 21 milhões de unidades mineradas. Estima-se que 3 milhões já foram perdidos – são considerados assim porque estão a mais de 10 anos sem movimentação. “Então teremos 18 milhões de Bitcoin quando todos tiverem sido minerados e um ETF deste deve impactar diretamente a escassez”, afirmou.

Richard Rytenband destacou que com a criação de um ETF como este, os advisors (profissionais que auxiliam os investidores na alocação de recursos) terão mais facilidade em recomendar o ativo para os seus clientes.

“O mercado de advisors nos EUA é gigantesco, em torno de US$ 30 triilhões. A grande maioria dos investidores de varejo operam com eles, é um percentual muito maior do que aqueles que investem por conta própria.  Por isso, a aprovação de um ETF Spot de Bitcoin no mercado norte-americano significa um desequilíbrio absurdo na dinâmica de oferta e demanda, já que o BTC é um ativo escasso”, afirmou Rytenband.

Assista ao programa na íntegra abaixo:

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.