Novos ETFs de Bitcoin podem ser mais caros e complicados do que comprar o ativo

Investir em  ETFs (Exchange Traded Funds) de contratos futuros de bitcoin pode não ser uma escolha tão vantajosa  quando comparada com a compra direta do ativo. Em artigo publicado na Bloomberg no dia 16 de outubro, um dia depois da Comissão de Valores Imobiliários norte-americana aprovar a criação de ETFs que contenham futuros de bitcoin, Claire Ballentine, autora do texto, expõe uma série de aspectos que mostram essa visão.

Quais são as desvantagens?

Apesar de algumas pessoas considerarem o ETF como uma forma acessível para aqueles que querem ingressar no mercado de bitcoins,  os analistas da Bloomberg Intelligence destacaram algumas desvantagens:

1 – O produto cobra uma taxa significativa. Para aqueles que estão tentando reduzir gastos, comprar um ETF de futuros de bitcoin pode ser uma má decisão. Mesmo com os preços ainda não disponíveis, a Bloomberg Intelligence calcula que ficarão em torno de 1% ao ano – o que significa US$ 10 em taxas anuais por cada U$S 1.000,00 que você investir. 

2 – Não é vantajoso para quem é novo no mercado de criptomoedas. Além de envolver conceitos complicados que podem atrapalhar ainda mais o investidor iniciante, a prática não ajuda quem está atuando de forma individual. Segundo Matt Maley,  chefe de estratégia de mercado da Miller Tabak + Co, em um primeiro momento, os contratos futuros de Bitcoin são mais adequados para o investidor institucional sofisticado.

3 – Não permite acompanhar a variedade de ofertas disponíveis. Como os ETFs de futuros de Bitcoin contarão com uma gama de diferentes estruturas de taxa, o investidor se encontrará em um cenário que não será hábil acompanhar a movimentação da precificação do mercado. Por outro lado, Matt Hougan, diretor de investimentos da Bitwise Asset Management, afirma que a concorrência poderia ajudar a reduzir os custos em toda a indústria de criptografia.

4 – Como qualquer produto novo, estará suscetível a distorções. Obviamente, não é possível prever o comportamento dos ETFs de futuros de bitcoin e suas negociações. Portando, para o investidor que preza por mais segurança e previsibilidade em seu portfólio, a compra dos ETFs não é recomendada.

E as vantagens?

No texto, a autora também destaca o lado positivo destes ETFs 

A principal delas é para aqueles investidores que possuem contas de corretoras mais tradicionais e não querem usar corretoras de criptomoedas. Para quem tem o costume de ser cliente em corretoras mais antigas e maiores, investir em um ETF de futuro de Bitcoin acaba sendo uma das únicas escolhas para se inserir no mercado cripto, já que não são todas que oferecem a possibilidade de o cliente comprar estes ativos diretamente.

Para conferir o texto na íntegra, acesse: https://www.bloomberg.com/news/articles/2021-10-16/bitcoin-btc-futures-etf-price-why-buying-bitcoin-directly-may-be-better

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

plugins premium WordPress

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.