Pesquisar
Close this search box.

Além das manchetes: as sinalizações de desaceleração da economia dos EUA

Apesar de o PIB (Produto Interno Bruto) ainda não ter mostrado uma queda expressiva nos EUA, é importante lembrar que este é um indicado atrasado – ou seja, quando acontece a queda no número, a economia já estava patinando há meses.

Mas como saber então que a desaceração está em andamento? Há uma série de indicadores e sinais que mostram isso com mais antecedência que o PIB. Veja alguns deles:

Diferença entre o GDP e o GDI

Os Estados Unidos registram a maior diferença em 70 anos entre o GDP (Gross Domestic Product) e o GDI (Gross Domestic Income). O GPD representa o próprio PIB (Produto Interno Bruto) que é divulgado pela mídia. Já o GDI é a soma dos rendimentos do país, conhecido como a renda interna bruta.

O GDI vem mostrando a deterioração da economia norte-americana há algum tempo, diferente do GDP. Advinha quando aconteceu a maior diferença antes desta que estamos vivendo: em 2007 e 2008”, aponta Richard Rytenband, analista-chefe da Convex Research.

Mercado de trabalho

Apesar de os números divulgados na mídia indicarem robustez na economia, é importante se atentar a alguns detalhes:

Empregos produtivos sendo trocados por “bicos”

O economista Peter Schiff, CEO da Euro Pacific Capital, comentou recentemente sobre este fato. “Esses são os empregos produtivos que precisamos, que possuem salários maiores. Provavelmente, as pessoas que perderam os empregos na indústria conseguiram um trabalho de meio período em um restaurante ou hotel, ou fizeram algo diferente para compensar a renda perdida. Mas para isso, elas precisam de 2 ou 3 empregos. As pessoas estão trocando um bom emprego por vários ruins”.


– Taxa de participação no mercado de trabalho caindo

Se as pessoas saem da força de trabalho, mesmo estando aptas a trabalhar, elas deixam de entrar nas estatísticas)
– Taxa de respondentes em queda

Isso também pode impactar o resultado trazendo volatilidade para a pesquisa.

Capex Intentions

Este é o indicador que mostra as intenções de investimento das empresas norte-americanas. No final de 2023, o índice atingiu seu menor nível desde o começo de 2020, no início da pandemia de Covid-19.

Taxa de crescimento da produtividade

A taxa de crescimento da produtividade do trabalhador norte americano é a menor desde a última onda de estagflação, nas décadas de 1970/1980.

Restaurant Index

O “Restaurante Performance Index”, é um índice que mede a frequência das pessoas nos restaurantes nos EUA. Pela primeira vez desde 2020, a métrica caiu para o território de retração – o que indica uma diminuição no consumo nos EUA.

“Em períodos recessivos, as pessoas cortam gastos e preferem parar de comer fora para economizar. Isso se reflete neste indicador”, afirma Richard Rytenband,.

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

plugins premium WordPress

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.