Banco Central brasileiro perdeu a credibilidade?

Richard Rytenband e o Gestor Pedro Cerize, fundador da Skopos Investimentos, participaram do painel Cenário Brasil – Oportunidades e Riscos, no Convex Day 2024.

Com conhecimento de décadas no mercado financeiro e uma opinião “afiada”, Cerize trouxe sua visão sobre a economia do país – e a influência disso nos investimentos.

Neste trecho do painel, Cerize comentou sobre a perda de credibilidade do Banco Central brasileiro.

Veja abaixo:

O mercado financeiro forma grupos que se organizam para “ajustar” Relatório Focus e influenciar as decisões do Banco Central. É tudo combinado. Eles já sabem o que fazer. Essa é a grande farsa que ninguém expõe.

E mesmo que eu fale sobre isso, ninguém me chama para desmentir, porque eu sei quais são os grupos e onde eles combinam: “Você ajusta o Relatório Focus, eu também ajusto…” Está tudo articulado entre eles, e o Banco Central, por dolo ou inocência, acaba sendo conduzido.

Essa é a realidade do mercado. O Banco Central não conduz o mercado. Ele tem o controle de uma ferramenta, que é a taxa de juros de curto prazo. Mas no Brasil, isso não acontece da mesma forma. Aqui, quem controla os juros de curto prazo é o Relatório Focus e esses grupos que fazem as combinações.

Roberto Campos Neto (atual presidente do Banco Central) errou ao desmanchar três “guidances” consecutivos. Você nunca verá o Federal Reserve (Fed) anunciar que vai cortar os juros na próxima reunião e não cumprir. O Fed jamais faria isso. E o nosso Banco Central fez isso três vezes e ainda fala de credibilidade? Ele não tem credibilidade nem para um planejamento de 30 dias.

Além disso, o diretor do Banco Central ganha apenas 12 mil reais por mês (atualizados para cerca de R$ 18 mil bruto, ou R$ 14,5 mil líquido). Para muitos, isso é como um MBA, um estágio. Você passa um tempo ali, faz um sacrifício, e depois busca uma posição melhor no mercado.

Esse conflito precisa acabar. Não temos mais funcionários de carreira no Banco Central. O déficit fiscal brasileiro, é claro, é consequência de uma série de fatores acumulados ao longo de muito tempo, que começaram muito antes.

(Pedro Cerize)

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.