Confiança segue em baixa no início de 2022, mostra FGV

Os índices de confiança calculados pela FGV (Fundação Getulio Vargas) iniciaram o ano em queda, mostrando que vários setores da economia ainda enfrentam dificuldades e tanto empresários quanto consumidores possuem certo grau de ceticismo.

“O resultado sugere desaceleração da atividade econômica sob influência da chegada de uma nova onda de Covid-19, com a variante Ômicron, com impacto especial nos setores de serviços presenciais, que antes disso sustentavam saudável recuperação’, afirmam os economistas Aloisio Campelo, Rodolpho Tobler e Viviane Seda Bittencourt, que assinam o Boletim Macro mais recente divulgado pela entidade.

De acordo com a FGV, em fevereiro, houve continuidade da tendência de queda da confiança empresarial e alguma recuperação da confiança do consumidor. O ICE (Índice de Confiança Empresarial) preliminar caiu 1,8 ponto e o ICC (Índice de Confiança do Consumidor) subiu 3 pontos.

Apesar da sinalização positiva para consumidores em fevereiro, o índice de confiança ainda gira em um patamar extremamente baixo.

Segundo a FGV, a cautela com relação a essa possível recuperação do consumidor se justifica por diversos fatores.

“Primeiro, como falado anteriormente, pelo patamar. Mesmo com a alta na prévia, o ICC ainda se encontra mais de 10 pontos abaixo do nível anterior à pandemia. Outro ponto importante é o contexto macroeconômico deste primeiro semestre, com inflação e desemprego elevados, juros e endividamento das famílias em alta e renda em queda”, afirmaram os economistas.

Já a confiança do setor de serviços, que havia demorado mais a reagir após a chegada da pandemia, também passou a registrar quedas – o que que pode ser exemplificado por medidas como o adiamento do carnaval em muitas cidades e pelo retorno de medidas restritivas em algumas delas.

“É relevante notar que a confiança do setor de serviços vinha se recuperando bem mais rapidamente desde o segundo trimestre do ano passado, sustentada pela retomada dos segmentos que demandam mais a presença física dos consumidores, como bares, restaurantes, e atividades turísticas”, pontua a FGV.

A conclusão da equipe de economistas é que os primeiros resultados de 2022 retratam um cenário delicado nos índices de confiança.

“As empresas mantêm o quadro de desaceleração e os consumidores ensaiam uma reação, mas ainda muito tímida perto do que seria necessário para se considerar uma retomada. É difícil imaginar que no curto prazo ocorra um retorno aos níveis de confiança médios observados após a segunda onda de covid-19, no ano passado, porque o cenário macroeconômico ainda se mostra desfavorável”, alertam.

Está preocupado com a economia e não sabe como cuidar dos seus investimentos?

A Convex abriu as suas assinaturas anuais para novos membros. Garanta sua vaga: https://convexresearch.com.br/links/

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

plugins premium WordPress

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.