Dot plot do Fed: o gráfico de dispersão mais analisado do mundo

O “dot plot” (gráfico de pontos) do Fed (Federal Reserve) é certamente um dos gráficos de dispersão mais analisados nos mercados financeiros mundiais.

Desde janeiro de 2012, a cada três meses, analistas examinam minuciosamente o dot plot em busca de pistas sobre consensos e divergências dentro do comitê de formulação de políticas monetárias do Fed.

Veja algumas perguntas e respostas sobre este gráfico:

Afinal, o que é o dot plot?

É um gráfico de dispersão que mostra as projeções de cada membro do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) sobre a chamada “taxa de fundos federais” – a taxa de juros de curtíssimo prazo usada pelos bancos para empréstimos entre si. Esta é a taxa que conhecemos como a taxa básica de juros nos EUA que o Fed anuncia periodicamente.

Cada ponto no gráfico representa a previsão de um membro para a taxa no final de cada ano (considerando os próximos três anos) e também para o longo prazo.

O gráfico é atualizado e publicado quatro vezes por ano, sempre após as reuniões do FOMC, e é usado para fornecer uma visão geral das expectativas dos membros sobre a política monetária futura.

Quem contribui para o dot plot?

O dot plot representa a contribuição de 19 participantes – todos integrantes do FOMC. São 7 membros do Conselho de Governadores do Fed (que inclui o presidente da entidade, Jerome Powell), além dos presidentes dos 12 bancos regionais que compõe o Banco Central dos EUA.

Cada um desses membros contribui com um “ponto” para o gráfico, representando sua previsão para a taxa de juros no final de cada ano.

Na prática, esses pontos refletem essas visões individuais dos membros do Fed sobre a trajetória adequada para a política monetária, considerando suas perspectivas para a economia, inflação, emprego e outras condições econômicas.

A mediana desses pontos é frequentemente usada para interpretar o consenso geral dentro do FOMC sobre a futura política monetária.

Por que isso é importante?

Quando o gráfico de pontos muda, pode enviar uma mensagem poderosa aos investidores em relação aos próximos passos do Fed.

Ele também cria um referencial que pode ser usado para destacar diferenças entre a visão oficial do Fed e a dos mercados financeiros.

Posso identificar qual o membro do Fed é o responsável por cada ponto?

Não. O gráfico de pontos não contém nomes, então não há como dizer, por exemplo, qual estimativa foi incluída pelo presidente do Fed, Jerome Powell – embora os analistas tenham suas suspeitas.

Essa natureza anônima do gráfico de pontos é uma das razões pelas quais ele tem críticos e também admiradores.

Quais são as críticas ao dot plot?

Talvez a maior crítica seja que as projeções não refletem um compromisso de como o FOMC irá agir e não são uma previsão de consenso oficial. A equipe do Fed explorou a possibilidade de elaborar um ponto de consenso, mas chegou-se à conclusão de que seria muito difícil obter um acordo entre tantos membros com visões diversas.

Além disso, dos 12 presidentes de bancos regionais do Fed, apenas cinco são membros votantes do FOMC em qualquer ano. Isso levanta questões sobre o quão bem os pontos refletem as intenções de longo prazo do FOMC.

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

plugins premium WordPress

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.