É possível antecipar ciclos econômicos? Livro Beating the Business Cycle mostra que sim

Já pensou se você fosse capaz de antecipar a próxima recessão na economia norte-americana ou mesmo um boom imobiliário? Ou então saber quando nós teríamos uma próxima onda inflacionária?

Para que isso seja possível, é necessário dominar os ciclos econômicos e esta é justamente a temática presente no livro  Beating the Business Cycle, considerado uma obra-prima  e escrito por Lakshman Achuthan e Anirvan Banerji.

O livro conta com uma linguagem prática e acessível e mostra como entender e antecipar os ciclos econômicos, ajudando a identificar os sinais precoces de uma recessão e a tomar medidas preventivas para minimizar os impactos negativos em seu negócio ou investimentos.

Os ciclos econômicos existem há milênios – você sabia que a própria Bíblia cita um período de sete anos de fartura que seriam seguidos por sete anos de escassez?

Ainda assim, os economistas em geral têm dificuldades em conseguir prever os pontos de inflexão de um ciclo econômico. Isso porque é normal que o ser humano tente projetar para o futuro aquilo que aconteceu nos últimos 10 anos. Logo, se a economia cresceu e se expandiu pelos últimos cinco anos, a maioria dos economistas e pessoas que não são profissionais de mercado vão estimar que os próximos cinco anos também serão de crescimento.

Esse exemplo se aplica também para uma alta ou desaceleração da inflação, um boom nos ativos ou diversos outros indicadores.

A boa notícia é que existe uma maneira de conseguir entender os ciclos e até antecipá-los. Vamos começar explicando o que é um “ciclo virtuoso”. Esse ciclo funciona de uma maneira simples, com aumento do emprego, depois aumento de renda, aumento das vendas e aumento na produção (como mostra a figura abaixo):

image 10

Mas esse ciclo ele também se repete de forma negativa, quando as vendas começam a cair, o desemprego passa a subir e os trabalhadores começam a ganhar menos.

Indicadores econômicos

O livro “Beating The Business Cycle” nos mostra 3 tipos de indicadores econômicos e explica o mais importante para você antecipar os ciclos: os indicadores econômicos antecedentes. Veja abaixo:

Indicadores atrasados: são indicadores econômicos que mostram algo que já aconteceu, geralmente são os mais noticiados pela mídia, mas são os que têm menos valor, como a inflação, PIB e a própria taxa de desemprego.

Indicadores coincidentes: indicadores que andam junto com a economia, como o número de vendas do varejo.

Indicadores antecedentes: são principalmente esses indicadores que vão auxiliar na hora de fazer uma leitura antecipada de ciclos econômicos. Isso porque eles inflexionam – seja para baixo o para cima – antes da economia realmente mostrar os sinais de aceleração ou desaceleração.

Na prática, eles não preveem o que vai acontecer, mas são capazes de antecipar grandes movimentos, com 3 ou 6 meses de antecedência, por exemplo. Existem até indicadores que conseguem antecipar em mais 1 ano – assim, você consegue saber qual o rumo a economia está tomando e com isso entender se é o melhor momento para tomar decisões.

Os autores do livro montaram uma tabela com 8 principais indicadores e o tempo médio de antecipação, indicado em meses. Sempre que tivermos um negativo na frente, este é tempo de antecipação. Se o sinal for positivo, será o tempo médio de atraso. Veja abaixo:

image 11

Esses indicadores são os antecedentes da economia norte-americana:

  1. Preço de Commodities
  2. Jornada Média de trabalho
  3. Contratos de edifícios comerciais e industriais
  4. Novas incorporações
  5. Novos Pedidos
  6. Início de construções residenciais
  7. Índice de Preços de Ações (o mercado acionário costuma subir antes de uma economia se recuperar)
  8. Falência empresarial

Importante destacar que muitas vezes os indicadores acabam se contradizendo: um indicador aponta para um lado, e outro indicador aponta para outro. Mas isso é normal, e não é sempre que você vai ter todos os indicadores apontando para o mesmo lado.

Por isso, a melhor forma de você imaginar esse cenário é visualizar cada indicador como uma peça de um quebra-cabeça e interpretá-los de uma forma geral, sem nunca se guiar por um único indicador isolado.

Como uma boa solução para esse problema, os autores indicam os índices compostos, que como o próprio nome diz, possuem diversos indicadores na sua composição.

Uma dica é utilizar o Leading Economic Indicator, da Conference Board. Ele é gratuito e compila mais de 10 métricas diferentes, tornando mais assertiva essa antecipação dos movimentos da economia.

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

plugins premium WordPress

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.