Economia dos EUA está desacelerando mais rapidamente do que os dados sugerem, diz megainvestidor Bill Ackman

O megainvestidor Bill Ackman, CEO e fundador da gestora Pershing Square Capital Management, decidiu encerrar suas posições “short” (vendidas) em Treasuries de 30 anos e citou a desaceleração da economia dos EUA.

O gestor havia montado em agosto a posição vendida no valor de face desses títulos, o que indica que ele apostava na alta dos juros – a relação entre o preço de face e a taxa de juros é inversa, portanto, quando o preço do título cai, as taxas de juros sobem.

Em sua conta no X (antigo Twitter), Ackman afirmou que “há muitos riscos no mundo para permanecer com essas posições vendidas”, se referindo aos conflitos geopolíticos cada vez mais evidentes.

O gestor tem feito diversas postagens na mesma rede social condenando os ataques do Hamas contra Israel, que resultaram no conflito mais recente naquela região.

Além disso, ele destacou a queda na economia dos EUA. “A atividade econômica está desacelerando mais rapidamente do que os dados sugerem”, afirmou.

Richard Rytenband, analista-chefe da Convex, destaca que esta decisão de Ackman encerrar a posição mostra como os grandes investidores costumam ter acesso a ferramentas e métricas antes dos investidores “comuns”.

“Ele é um dos ‘tubarões de Wall Street. O que ele escreveu [sobre a desaceleração econômica] mostra a assimetria de informações entre os dados e ferramentas que poucos têm acesso versus ao que é divulgado ao público em geral e sai nas manchetes dos jornais”, diz.

Rytenband lembra ainda que este é justamente um dos principais pilares da Convex Research: equiparar as informações a que os investidores têm acesso, possibilitando que pessoas comuns consigam investir baseadas em informações mais assertivas do que aquelas que normalmente são divulgadas pela grande mídia.

Queda na atividade e recessão nos EUA

Essa “antecipação” das informações sobre a desaceleração da atividade nos EUA e uma provável recessão no país vem sendo destacada pelo analista-chefe da Convex há vários meses.

Recentemente, durante uma entrevista concedida à BM&C News, ele falou novamente sobre o tema.

“O mercado ainda fala muito sobre inflação, ignorando a queda da economia. Quando capitularem e perceberem que a economia está desacelerando e voltarem os estímulos fiscais e monetários, vem a grande armadilha da estagflação (inflação alta associada com uma economia fraca ou em recessão)”, disse Rytenband.

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.