Mudanças das cadeias de produção afetam China

As cadeias de produção estão mudando e muitas empresas começaram a diminuir a participação da China na fabricação de seus produtos. Países como Índia, Vietnã, Indonésia e México têm ganhado mais relevância.

Um dos exemplos mais emblemáticos é o da Apple, que vem aumentando a produção das novas gerações de iPhones na Índia.

Segundo informações da Bloomberg, quase 7% de todos os iPhones fabricados no ano passado foram feitos na Índia. Em 2021, a Índia respondia por apenas 1% da produção global de iPhones.

Outro exemplo é a HP, que transferiu uma parte da sua produção de computadores da China para a Tailândia e o México, de acordo com informações do jornal japonês Nikkei.

Outros gigantes globais de tecnologia podem estar de malas prontas para deixar a China em direção ao México. Entre elas está a consultoria indiana de TI Tata Consultancy Services (TCS), uma das maiores do mundo, segundo o governador do estado mexicano de Nuevo León, Samuel García.

Um dos motivos desta “fuga” das empresas é o encarecimento da mão de obra na China, além das questões geopolíticas entre o gigante asiático e os Estados Unidos, o que aumenta o risco de produção no país.

 Após uma reunião com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, na Casa Branca este ano, o CEO da Apple, Tim Cook, disse à CNBC que a Índia representa uma “enorme oportunidade”.

México se tornou maior parceiro comercial dos EUA

No mês passado, informações do Fed de Dallas apontaram que o México desbancou a China e se tornou o maior parceiro comercial dos Estados Unidos.

Os dados do primeiro quadrimestre deste ano mostram que as transações entre EUA e México atingiram um total de US$ 263 bilhões, o que representa 15,4% de todas as importações e exportações dos EUA entre janeiro e abril de 2023.

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

plugins premium WordPress

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.