Pesquisar
Close this search box.

PIB dos EUA: maior diferença em décadas entre o GDP e o GDI

Os Estados Unidos registram a maior diferença em décadas entre o GDP (Gross Domestic Product) e o GDI (Gross Domestic Income), de acordo com dados compilados por Richard Rytenband, analista-chefe da Convex Research.

O GPD representa o próprio PIB (Produto Interno Bruto) que é divulgado amplamente pela mídia. Já o GDI é a soma dos rendimentos do país, conhecido como a renda interna bruta, que representa uma somatória de salários, lucros, juros pagos, entre outros rendimentos.

“Normalmente o GDP e o GDI são muito parecidos, com poucas diferenças. Mas em alguns momentos estas métricas têm uma divergência um pouco maior, o que é pouco comum. E estamos vivendo justamente este momento: a maior diferença dos últimos 70 anos do GDP para o GDI”, afirma Rytenband.

O economista aponta que o GDI vem mostrando a deterioração da economia norte-americana há algum tempo, diferente do GDP.  “A advinha quando aconteceu a maior diferença antes desta que estamos vivendo: em 2007 e 2008”, aponta Rytenband. Como sabemos, logo depois teve início uma grande crise econômica, que se espalhou pelo mundo.

Outros sinais de desaceleração

Mas os dados do GDI não são os únicos que mostram uma deterioração da atividade econômica nos EUA. Como mostramos recentemente, alguns importantes motores de crescimento dos Estados Unidos mostram sinais claros de desaceleração, mas não costumam aparecer nas manchetes dos jornais.

Um deles é o Capex Intentions, indicador que mostra as intenções de investimento das empresas. O índice atingiu seu menor nível desde o começo de 2020, no início da pandemia de Covid-19.

Um outro motor de crescimento foi abalado: a taxa de crescimento da produtividade do trabalhador norte americano. A taxa atual é a menor desde a última onda de estagflação, nas décadas de 1970/1980.

Quando olhamos estes motores e também deixamos de olhar no retrovisor para os indicadores atrasados, observando os resultados de indicadores antecedentes e de alta frequência, o cenário de desaceleração e recessão nos EUA vai se mostrando mais claramente.

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

plugins premium WordPress

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.