“Para prosperar e gerar riqueza é preciso servir à sociedade”

Ter sucesso financeiro e conquistar bens materiais é o sonho da maioria das pessoas. Mas, ao contrário do que muitos pensam, o caminho para a prosperidade depende de alguns conceitos básicos que às vezes são negligenciados.

Para Richard Rytenband, economista e CEO da Convex Research, em um mundo baseado na livre iniciativa, as pessoas que enriquecem e prosperam são aquelas que encontram maneiras de servir à sociedade de forma digna e justa.

“É necessário solucionar problemas e tornar a vida das pessoas melhor. É isso que faz com que um empreendedor consiga prosperar de fato. Se você quiser ter sucesso, precisa sempre ter isso em mente”, disse Rytenband durante participação no podcast Favela Invest – clique aqui para assistir pelo YouTube.

Segundo ele, o trabalho de servir a comunidade deve ser contínuo. Caso contrário, as chances de o empreendedor fracassar são grandes. “O ambiente é muito competitivo e se você parar poderá sucumbir à concorrência”, aponta.

Ele cita como exemplo a lista de bilionários da Forbes. “Desde 1987, observamos muitas mudanças entre os mais ricos. Por isso, a única certeza é: você precisa se mexer o tempo todo, buscando novas maneiras de servir à sociedade”, afirma.

Ao mesmo tempo, de nada adianta trabalhar incansavelmente se nada for suficiente para você. “Pessoas com esse pensamento normalmente vivem para agradar aos outros. Elas buscam apenas o status, o que é uma grande ilusão”, afirma.

O segredo, segundo o economista, é conseguir prosperar sem deixar de lado as suas origens e, principalmente, as relações com amigos e familiares.

“Algumas pessoas entram em uma corrida maluca em busca de dinheiro e sucesso, mas acabam negligenciando coisas simples que estão muito próximas. O nosso tempo [de vida] e das pessoas que amamos é limitado. É preciso ter momentos para aproveitar”, afirmou.

Cooperação e confiança

Segundo Rytenband, o sucesso de uma pessoa, empresa ou país também depende de um fator primordial: a cooperação. “Existem estudos que mostram que as espécies que sobreviveram ao longo dos séculos são aquelas que aprenderam a cooperar. É o que chamamos de jogo de soma positiva, onde todo mundo ganha”, afirma.

Ele lembra que os países mais prósperos e desenvolvidos são aqueles que conseguiram formar um grande arranjo de cooperação. “Essas nações criaram uma rede complexa, com empresas e pessoas cooperando entre sim, sem que o governo atrapalhe”, diz.

O CEO da Convex também explica que todo ser humano tem um limite de armazenamento de informações, o chamado “person byte” – assim como as empresas, que possuem o “firm byte”.

“Para produzir produtos de alto valor agregado e complexos são necessários muitos “persons” e “firm” bytes. Ou seja: é preciso formar uma grande rede de cooperação. Isso significa que você não vai chegar a lugar nenhum sozinho. Para um país ou empresa prosperarem, mentes geniais trabalhando sozinhas não bastam. O que funciona é o trabalho em equipe coordenado”, destaca.

Ele ainda ressalta que para que haja cooperação, é fundamental que exista confiança. “Quando as pessoas deixam de confiar umas nas outras, elas param de cooperar. E neste ambiente de desconfiança não há desenvolvimento e nem progresso”, diz.

Gratidão e ficar feliz com o sucesso dos outros

Rytenband também acredita que  alguns pensamentos e atitudes são fundamentais para quem quer atingir o sucesso. A primeira delas é ser grato.

“O hábito da gratidão precisa ser mantido o tempo todo. Às vezes, atingimos objetivos e nos esquecemos de agradecer. Ao mesmo tempo, reclamamos de coisas pequenas.  Meu avô é uma grande inspiração para mim. Ele chegou ao Brasil com 10 anos de idade, sem um centavo no bolso. Havia perdido os pais e não falava o idioma. Ele batalhou muito para prosperar, mas eu nunca o vi reclamando. Quando acontecia algo terrível, ele falava: ‘Tivemos um revés, mas eu sou um vencedor. Isso não vai me derrubar’”, lembra o economista.

A outra atitude que deve ser priorizada é ficar feliz e torcer pelo sucesso das outras pessoas.

“Quando você age assim, é como se a prosperidade daquela pessoa se multiplicasse com você. Então faça esse exercício: seja grato e fique verdadeiramente feliz com sucesso dos outros”, aconselha.

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

plugins premium WordPress

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.