Cenário pede atenção e seletividade com ações nos EUA; veja principais pontos

Para boa parte dos analistas, a precificação do mercado acionário norte-americano não reflete a situação atual da economia e nem as perspectivas para os próximos meses.

A verdade é que enquanto parte dos economistas fala em “pouso suave” da maior economia do mundo, há indícios que apontam que os EUA já podem estar em recessão. Além de indicadores antecedentes mostrarem essa desaceleração, a receita das empresas diminuiu consideravelmente no último balanço.

Veja abaixo alguns pontos de atenção em relação ao mercado de ações nos EUA:

Cenário econômico desfavorável

O cenário econômico vem mostrando há algum tempo vários indícios de desaceleração na economia e uma provável recessão.

Entre os indicadores considerados “atrasados”, que são aqueles que costumam aparecer nas manchetes de jornais, o relatório JOLTS mostrou que as vagas de emprego em aberto nos EUA registraram queda pelo 3º mês consecutivo em julho, segundo.

Foram fechadas 338.000 mil vagas, totalizando 8,827 milhões postos de trabalhos em aberto, nível mais baixo desde março de 2021. O número ficou bem abaixo da expectativa de analistas do mercado, que estimaram 9,465 milhões de vagas em aberto.

Outro indicador de emprego muito importante foi divulgado no começo deste mês: o relatório Payroll, que mostra a criação de vagas de trabalho fora do setor agrícola.

O indicador mostra que a taxa de desemprego nos Estados Unidos subiu de 3,5% em julho para 3,8% em agosto, maior patamar desde fevereiro de 2022 e também ficou acima do projetado pelo mercado financeiro

Prêmio de risco baixo

O mercado começa a perceber que os prêmios de riscos não são nada convidativos, principalmente no índice Nasdaq, que reúne as principais empresas de tecnologia. Algo parecido aconteceu durante a bolha da internet, no começo dos anos 2000.

Valuation pouco atrativo

Várias métricas diferentes de precificação (valuation) das ações norte-americanas indicam que o mercado acionário está caro, com ações precificadas em um patamar muito acima do que deveriam.

Altíssima seletividade nos índices

Apenas cinco empresas respondem por 60% dos ganhos da Nasdaq em 2023: Nvidia, Apple, Microsoft, Amazon e Meta.

Isso faz com que haja uma distorção da percepção em relação à situação atual da maioria das empresas.

Enquanto aquelas que possuem maior peso conseguem “puxar” o índice para cima, uma boa parte das ações de companhias com menor participação nos índices vêm enfrentando perdas durante o ano.

Importância da exposição correta

Com todos estes sinais no mercado acionário dos EUA, é fundamental que o investidor saiba como se expor para aproveitar as distorções em determinadas classes de ativos, além de manter parte do dinheiro em caixa para estar pronto quando surgirem as melhores oportunidades.

Lembre-se que tudo isso exige conhecimento de base e experiência, principalmente quando se trata do mercado global. Além disso, ter acesso às melhores informações e ferramentas adequadas também vai fazer a diferença nos seus investimentos.

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Investimentos

Entenda a importância do ouro no portfólio

O ouro atravessou séculos como um ativo de valor incomparável na história econômica mundial, desempenhando um papel central em várias civilizações e impérios. Mas será

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

plugins premium WordPress

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.