15 dicas de livros sobre investimentos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Para todo e qualquer investidor que queira sobreviver por toda a vida dentro do mercado financeiro, o acúmulo de conhecimento de base e repertório é essencial para que as estratégias e decisões certas sejam tomadas. 

Pensando nisso, o economista e CEO da Convex Research, Richard Rytenband, montou uma lista com 15 dicas de livros sobre investimentos. Confira:

1. “Iludidos pelo acaso: A influência da sorte nos mercados e na vida” – Nassim Nicholas Taleb

A obra consiste em um conjunto de ensaios que abordam, principalmente, a questão do impacto da aleatoriedade no mercado financeiro e, também, na vida de forma geral.  Passando por temáticas como psicologia, filosofia e estatística, o autor demonstra como nós humanos possuímos uma capacidade limitada de previsão sobre o futuro e presente. 

2. “A Alquimia das Finanças” – George Soros

Considerado como um dos mais influentes investidores do mercado internacional, o autor conta sobre os caminhos que escolheu, experiências e descobertas que obteve através da prática diária como investidor. Além disso, mostra a trajetória do “Fundo Quantum”.

3. “The Education Of A Especulator” – Victor Niederhoffer

Publicado após os prejuízos de Victor com a crise asiática de 1997, o livro oferece a oportunidade de se aprofundar sobre a mentalidade e visão estratégica de um dos maiores e mais controversos traders de todos os tempos. De forma bem didática e direta, o autor oferece uma verdadeira aula sobre investimentos.

4. “Mercados Financeiros Fora de Controle” – Benoit Mandelbrot

O autor demonstra o funcionamento do mercado financeiro, crises e bolhas. Como é feito inteiramente com base em um método científico e matemático, as informações são bem diretas. É uma boa opção introdutória sobre a geometria fractal.

5. “A Psicologia das Multidões” – Gustave Le Bom

Publicado pela primeira vez em 1895, é considerado como um dos melhores livros para se compreender o “efeito manada”. Apesar de ter sido escrito há séculos, ainda se mantém atual e importante para todo tipo de profissional, incluindo aqueles do mercado financeiro.

6. “Dessa vez é diferente: Oito Séculos de Loucura Financeira” – Carmen Reinhart & Kenneth Rogoff

Construído a partir de dados e informações de 66 países ao longo de 800 anos, o livro demonstra de forma histórica como o comportamento humano se dá em momentos de euforia generalizada, nos quais a comum frase “dessa vez é diferente” sempre vem à tona.

7. “Da Euforia ao Pânico: Uma História das Crises Financeiras” – Charles P. Kindleberger

Através de diferentes episódios ao longo da história, o livro também fala sobre os momentos de pânico e euforia dentro do mercado financeira. A leitura oferece a oportunidade de se entender como funcionam e como surgem as crises econômicas.

8. “The Art Of Contrary Thinking” – Humphrey B. Neill

Passando por momentos de crise emblemáticas da história, o livro demonstra os perigos de seguir o pensamento de manada, podendo cair em grandes prejuízos e até mesmo, em certos casos, ruína.

9. “What I Learned Losing A Million Dollars” – Brendan Moynihan e Jim Paul

Como o próprio título já antecipa, conta a história dos autores e funciona como um completo guia de educação financeira. Ganhador da medalha de ouro do Axiom Business Book Awards de 2014, é uma boa opção para se compreender melhor sobre gerenciamento de risco.

10. “The Dao Of Capital: Austrian Investing in a Distorted World” – Mark Spitznagel

Se baseando em um estudo de mais de 150 de ensinamentos da escola austríaca de economia, a obra de Spitznagel é uma escolha para aqueles que querem se aprofundar sobre a temática do seguro de carteira. Apesar conter uma leitura um pouco mais técnica, oferece bons exemplos de estratégia e metodologia.

11. “Beating The Business Cycle: How to Predict and Profit From Turning Points in the Economy” – Lakshman Achuthan

Focado mais no contexto da macroeconomia, oferece as ferramentas para se compreender os indicadores antecedentes. Com uma linguagem acessível, mostra como a observação de ciclos nos dá os recursos necessários para se compreender a economia e seu futuro. 

12. “Why Information Grows: The Evolution of Order, from Atoms to Economies” – César Hidalgo

Aplicando o trabalho de físicos e outros cientistas sobre o mercado financeiro, o autor possui uma mentalidade fora do comum, então, a leitura é uma boa oportunidade para ter acesso a outras ferramentas e recursos de conhecimento de base.

13. “Trading Price Action Trends: Technical Analysis of Price Charts Bar by Bar for the Serious Trader” – Al Brooks

Considerado como um dos pilares da ação dos preços, funciona como um guia de comportamento e tomada de decisões dentro do mercado financeiro. Como possui uma grande quantidade de conteúdo técnico, pode ser estudado de forma mais aprofundada e demorada.

14. “Trading Chaos: Maximize Profits with Proven Technical Techniques” – Bill Williams

Outra opção para quem busca compreender melhor os sinais técnicos do mercado. Em sua segunda edição atualmente, combina conceitos da psicologia com teorias matemáticas para demonstrar os efeitos do mercado.

15. “Trading Intermarket Analysis: A Visual Approach to Beating the Financial Markets Using Exchange-Traded Funds” – John J. Murphy

Incluindo análise de mercados de âmbito global, esta obra oferece ao leitor uma visão de todas as classes de ativos aplicadas sobre a ação dos preços. O livro também é focado em demonstrações mais técnicas.

Quer preservar seu capital e aumentando sua possibilidade de ganhos com os investimentos?

Em fevereiro, a Convex abre as suas assinaturas anuais para novos assinantes. Faça parte da comunidade de investimentos mais bem preparados do país! 

Garanta sua vaga, inscreva-se na lista de espera e receba seu no e-mail: http://assinaturas.convexresearch.com.br

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.