5 filmes sobre o mercado financeiro para se entreter e aprender

A acumulação de conhecimento sobre a dinâmica das diferentes áreas do mercado financeiro pode ser feita de inúmeras formas. Seja pela leitura de bons livros e artigos, cursos ou especializações, buscar por aprendizado é um dos diferenciais de investidores que prosperam no futuro.

Além de expandir seus horizontes, a educação fornece uma base mais consolidada para que a sua tomada de decisões não seja feita de forma imprudente.

Com vantagem de ter a contextualização audiovisual, as produções cinematográficas são maneiras interessantes para obter uma visão mais ampla sobre como o mercado financeiro pode funcionar na prática.

Apesar de contarem com o elemento da ficção, muitas delas traduzem de forma verossímil a rotina daqueles que lidam com finanças e investimentos.

Então, para expandir seu repertório, montamos uma lista com filmes sobre o mercado financeiro que valem a pena assistir.

Wall Street: Poder e Cobiça (1987)

Ambientado na Nova York de 1985, a trama conta a história de Bud Jox (Charlie Sheen), um jovem corretor que trabalha no mercado de capitais.

Motivado por sua ambição de prosperar, Bud vai em busca de conquista da confiança e respeita de Gordon Gekko (Michael Douglas), um dos maiores investidores e bilionários da época. Porém, com o tempo, nota as dificuldades e armadilhas do meio.

Com direção de Oliver Stone, o filme mostra a importância de se ter uma estratégia e não se deixar levar por momentos de euforia.

O Lobo de Wall Street (2013)

Com direção de Martin Scorcese, “O Lobo de Wall Street” deu em 2014 a Leonardo DiCaprio o Globo de Ouro de melhor ator em comédia.

O enredo foi construído a partir das memórias de Jordan Belfort, que atuou na Bolsa de Valores de Nova York por muitos anos de forma bastante polêmica. Ele se envolveu em uma série de esquemas fraudulentos para ampliar os resultados, mas acabou pagando caro por isso.

O desenrolar dos fatos é uma boa exemplificação do contexto por trás de Wall Street nos anos 80, com investidores motivados por ganância, visando o lucro acima de tudo.

A Grande Aposta (2015)

Também com diversas indicações às principais premiações do cinema norte-americano, o filme mostra bem o competitivo ambiente de gestão de recursos nos EUA, contextualizando a crise do subprime que aconteceu no país em 2008 e se alastrou pelo mundo todo –  provocando uma enorme reação em cadeia nos mercados globais.

Notando a possibilidade de o mercado imobiliários norte-americano quebrar, Michael Burry  (Christian Bale), realiza um investimento alto apostando na contramão do mercado. O desenrolar da história é uma grande aula sobre o mercado, com direito à explicações didáticas para ajudar os mais leigos.

Além de Bale, outras estrelas do cinema mundial fazem parte do elenco, entre elas Brad Pitt, Steve Carell, Ryan Gosling e Marisa Tomei.

Margin Call: O Dia Antes Do Fim (2011)

Também sobre o contexto da crise de 2008, só que mais especificamente no cenário de uma empresa que em poucas horas lida com reversões inacreditáveis do mercado.

O enredo cai principalmente sobre Peter Sullivan (Zachary Quinto), Seth Bregman (Penn Badgley) e Will Emerson (Paul Bettany), que trabalham no setor de riscos de uma corretora. Após uma revelação de um dos funcionários que acabara de ser demitido, a equipe enfrenta uma grande gestão de crise.

O roteiro e direção foram feitos por J.C. Chandor.

Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (2010)

Mais uma sugestão para se ter um panorama dos bastidores de Wall Street. Com o personagem Gordon Gekko, interpretado por Michael Douglas, aparecendo novamente, o filme aborda os desenrolares das fraudes que o investidor cometeu.

Após cumprir pena por essas fraudes, o investidor se vê proibido de operar no mercado e passa a se dedicar à escrita de livros e realização de palestras. Ao longo dos eventos, acaba conhecendo figuras que, futuramente, lhe renderiam mais problemas.

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

plugins premium WordPress

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.