Aproveite quando todos estão muito otimistas ou muito pessimistas, diz Howard Marks

Entender os ciclos de mercado e o comportamento dos investidores é primordial para ter sucesso com as aplicações financeiras na visão de Howard Marks, fundador da Oaktree Capital e considerado um dos principais gestores em atividade no mundo.

Durante participação em um painel na Expert XP, Marks mostrou um pouco da sua visão sobre o mercado atualmente e destacou a importância de ter uma visão realista e pé no chão.

“Recomendo ficar de olho em situações onde pessoas parecem estar muito otimistas ou muito pessimistas. Não flutue com eles. Se entrar nesta ‘massa’, seus resultados serão tão ruins quanto os deles e não estarão na média. É importante ficar atento a essas variações psicológicas e não cair nessa”, afirmou o gestor da Oaktree.

Ele citou como exemplo os últimos meses do ano passado, quando o mercado acionário norte-americano passou por uma forte valorização e bateu uma série de recordes históricos de pontuação.

“No final de 2021 estavam todos muito otimistas. Já tínhamos vacina [contra a covid-19], a pandemia estava mais controlada. Os preços dos ativos estavam altos demais [por conta do otimismo exacerbado]” pontuou.

 Alguns meses depois,  quando os investidores começaram a se preocupar com inflação e notaram que ela poderia estar fora de controle, eles passaram a ficar pessimistas demais.

“Entenda que na vida nem tudo é totalmente ruim nem totalmente bom”, aconselhou.

Ele ainda comentou sobre os estágios do “bull market” (mercado de touros, quando há uma alta generalizada nos preços dos ativos).

“Existem três estágios. No primeiro, apenas as pessoas que têm mais acesso a informações percebem o que está acontecendo. No segundo, as pessoas em geral aceitam que o mercado está melhorando. E no terceiro elas concluem que é possível melhorar para sempre”, explicou.

Por isso, o investidor precisa entender em qual momento o mercado se encontra. “No primeiro estágio tem como ganhar mais dinheiro. No terceiro, está todo mundo otimista, e normalmente as pessoas perdem dinheiro”, afirmou.

Quem é Howard Marks

O gestor e sócio-fundador da Oaktree Capital é conhecido por sua maneira de investir, sempre se resguardando em relação a eventos difíceis de serem previstos.

 Uma de suas frases mais célebres é: “Você não pode prever. Você pode se preparar”.

Este foi o título de um célebre memorando enviado para os investidores da Oaktree em 2001. Nele, Marks aborda a importância de estar preparado para os principais ciclos de mercado e não ser pego de surpresa.

“Na minha opinião, a chave para lidar com o futuro está em saber onde você está, mesmo que você não consiga saber exatamente para onde está indo. Saber em que momento você está de um ciclo e o que isso implica para o futuro é muito diferente de tentar prever o futuro”, escreveu o gestor no emblemático documento de 2001.

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

plugins premium WordPress

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.