Como se tornar um investidor antifrágil em 7 passos

O investimento em ativos financeiros deveria ser encarado primordialmente como uma forma de preservação de capital, evitando grandes perdas em momentos de crise, além de desvalorizações provocadas pela perda de poder de compra de uma moeda ao longo do tempo.

Com a preservação do seu patrimônio garantida, o investidor pode buscar formas de obter uma rentabilidade maior, escolhendo os melhores ativos de acordo com os ciclos de mercado.

No entanto, é muito comum que as pessoas negligenciem esses conceitos e busquem o lucro nos investimentos de forma rápida, sem se preocuparem tanto com os riscos que estão correndo para conseguirem atingir determinado objetivo.

Esse tipo de comportamento é temerário e, em muitos casos, resulta em grandes perdas financeiras.

Um dos conceitos que abordam essa assimetria de riscos nos investimentos é o de Antifragilidade, criado pelo matemático e filósofo Nassim Nicholas Taleb.

No best seller “Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos”, publicado em 2012, Taleb mostra que quando um sistema antifrágil é exposto à desordem e ao caos, ele consegue absorver o choque e reverter a crise a seu favor, retornando ainda melhor.

Já em um sistema frágil, as grandes crises tendem a provocar um impacto irreversível, que faz todo sistema colapsar e ruir.

“A antifragilidade está além da resiliência ou da robustez. O resiliente resiste a choques e permanece o mesmo. O antifrágil fica melhor”. — Nassim Taleb, em “Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos”.

Mas como aplicar esse conceito na sua vida e nos seus investimentos?

Para responder a essa pergunta, Richard Rytenband, economista e CEO da Convex Research, identificou 7 passos importantes que tornam uma pessoa Antifra?gil. “Essa é uma pergunta que recebo com frequência. Por isso, resolvi criar esse guia com algumas dicas”, afirma.

1. Tenha foco em identificar e eliminar as fragilidades

“Ao inve?s de adicionar coisas em sua vida, primeiro tenha foco em remover coisas, ha?bitos, pra?ticas e pessoas que fragilizam voce?”.

2. Aumente as possibilidades (opc?o?es)

“Quando a volatilidade aumenta e o caos se instala, a pessoa com mais opc?o?es (alternativas) na ma?o e? a mais antifra?gil”.

2.1. Como aumentar suas opc?o?es?

I. Construa uma reserva de emerge?ncia e oportunidades. Tenha sempre liquidez.
II. Tenha muitos amigos, e construa um networking poderoso com pessoas qualificadas e em posic?o?es chave de diferentes setores.
III. Adquiria novas habilidades

3. Contabilize os seus resultados negativos (Crie seu cata?logo de informac?o?es).

“As melhores informac?o?es sa?o dadas pelos PERDEDORES, ao contra?rio do que a maioria acredita, ja? que os sobreviventes costumam ser analisados, copiados, espelhados. E o mais importante: na?o cometa erros que podem te tirar do jogo”.

4. Use a volatilidade e estresse a seu favor

“Uma grande armadilha e? se manter na zona de conforto. Pequenos momentos de stress sa?o fundamentais para a evoluc?a?o e para ativar a antifragilidade”.

5. Na?o confunda probabilidades com exposic?a?o a um evento

“Se voce? esta? exposto a eventos que podem ser muito negativos e levá-lo à rui?na (mesmo que tenham uma probabilidade mi?nima de ocorre?ncia), repense urgentemente essa exposic?a?o!”

6. Aposte contra o fra?gil e na?o se preocupe em estar certo o tempo todo

Apostar contra o fra?gil e? ser antifra?gil Os idiotas tentam vencer as discusso?es. Os na?o idiotas tentam vencer.

7. Diferencie sinais e rui?dos

Tenha foco no que realmente importa – os sinais –  seja para te alertar de um perigo ou para avisar sobre uma janela de oportunidade.

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

plugins premium WordPress

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.