Investidores de fundos de ações brasileiros sofrem com queda da Bolsa

Os fundos de investimento em ações enfrentam mais um ano complicado e boa parte deles  registram queda no ano, na esteira da desvalorização do Ibovespa. De acordo com dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), sete classes de fundos acumulam rentabilidade negativa em 2021.

A maior queda fica com os fundos do tipo Ações Dividendos, que perderam 7,37% em 2021. Em seguida aparecem os fundos Ações Índice Ativo, que recuaram 6,70%. O terceiro pior desempenho veio dos fundos Ações Sustentabilidade/Governança, com queda de 6,50% no ano, seguidos pelos fundos Ações Indexados (-6,16%).

Os dados da Anbima são atualizados com o fechamento das cotas até o dia 29 de setembro. No mesmo período, o Ibovespa registrou queda de 6,65%..

Importante lembrar que os dados divulgados pela entidade levam em conta a média de rentabilidade de todos os fundos de cada classe. Se observarmos os fundos individualmente, veremos que muitos perderam bem mais do que isso: alguns acumularam queda de mais de 20% apenas este ano.

Também não podemos esquecer que os fundos cobram taxa de administração dos cotistas, que costuma variar entre 1% e 2,5% ao ano nos fundos de ações. Isso quer dizer que ao aplicar R$ 100 mil em um fundo com taxa de 2% ao ano, o investidor paga R$ 2 mil por ano, mesmo que o fundo não entregue um resultado satisfatório.

Seja seu próprio hedge fund

A Convex Research parte da premissa de que os investidores devem adquirir conhecimento para serem capazes de administrar seu próprio patrimônio, protegendo seu capital por meio de uma exposição convexa a diversas classes de ativos.

“Um dos princípios da Convex Research é transmitir conhecimento de base. Os relatórios semanais trazem além das recomendações de investimentos, análises que permitem ao investidor compreender as etapas dos ciclos econômicos e os fundamentos que envolvem cada classe de ativos”, diz Richard Rytenband, economista e CEO da Convex Research.

Com foco na preservação de capital, a ideia é proporcionar retornos consistentes e liberdade, ao transformar o investidor brasileiro em um investidor global. “É a metodologia dos melhores Hedge Funds aplicada de forma inédita para os investidores individuais”, diz Rytenband.

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

plugins premium WordPress

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.