Séries históricas podem ajudar você a investir melhor?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Ao pensar em estratégias para investir, é comum que investidores recorram a análises que se baseiam em séries históricas, fazendo do passado um de seus guias para tomadas de decisões.

No entanto, essa pode ser uma estratégia pouco eficiente, ainda mais para estágios do ciclo econômico como que nos encontramos.

Vem entender o porquê!

Mediocristão e o Extremistão

Definir o conceito de Mediocristão e Extremistão nos ajudará a ter uma visão mais clara sobre como a aleatoriedade impacta nos investimentos e o motivo de séries históricas serem insuficientes.

O conceito do mediocristão e extremistão foi apresentado pelo matemático Nassim Taleb.

No mediocristão, no qual os eventos ocorrem próximos de uma média – de forma que uma única exceção não altera as propriedades estatísticas da amostra. O Mediocristão  um processo dominado pelas médias, em que não existe um fracasso extremo, mas também não há como ter um grande sucesso. Este conceito também é chamado de família da Cauda Fina, ou família gaussiana de distribuição.

 Já o extremistão, que concentra os eventos que acontecem distantes da média, no qual exceções distorcem todas as propriedades estatísticas. O extremistão é um processo em que o todo pode ser impactado por uma única observação. Ele também é chamado de família da Cauda Gorda, família de distribuições fractais, ou ainda lei da potência.

O economista Richard Rytenband explica que é justamente no domínio extremistão que os investimentos se concentram. E, por este motivo, realizar uma inferência com base nos dados que se tem do passado é altamente insuficiente e pode ser desastroso.

Cuidado aos Usas Correlação de Causalidade

Outro erro comum cometido nos investimentos é tentar aproximar a correlação de causalidade, principalmente aquelas que são classificadas como correlações espúrias. Apenas aproximar duas variáveis que supostamente caminham na mesma direção não é um dado consistente para definir os ativos que entram em um portfólio.

O ideal é focar na análises dos dados e informações em tempo real, observar o estado atual do sistema, identificando pontos que podem afetar positiva ou negativamente os preços. Isso toma tempo e demandas recursos, por este motivo é tão importante investir com auxilio de profissionais e empresas que dispõem dessa estrutura preparada.

Metodologia para Análise e Fragilidade em Tempo Real

O modelo adotado pela Convex Research, desenvolvido pelo economista Richard Rytenband, leva em conta justamente essas informações para mapear o nível de fragilidade de diferentes classes de ativos e da economia, um método pioneiro e inovador, nunca antes aplicado no mercado brasileiro.

O economista explica que em momentos em que há um nível alto de fragilidade, uma pequena piora pode ser o suficiente para desencadear processos em cadeia, criando um grande impacto negativo nos preços dos ativos, o que torna a exposição côncava. Já em momentos que se analisa os fundamentos e dados e se observa m nível baixo de fragilidade, é quando há convexidade natural e os ganhos superam as perdas em diferentes escalas de tempo.

O grande diferencial desta metodologia se encontra na capacidade de leitura dos dados e cenários. Em um mundo altamente conectado e muitos dados à disposição, tornam a capacidade de analítica e de compilação das informações essenciais.

É importante destacar que o passado não deixa de ser uma variável relevante para o investidor, mas não pode ser olhada de forma deterministica e isolada.

Você quer acessar os mercados globais, sem perder noites de sono ou ter que ficar de olho no home broker?

Em fevereiro, a Convex abre as suas assinaturas anuais para novos assinantes. Faça parte da comunidade de investimentos mais bem preparados do país! Garanta sua vaga, inscreva-se na lista de espera e receba seu no e-mail: http://assinaturas.convexresearch.com.br

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.