Trading Chaos: Convex disponibiliza versão em português do clássico de Bill Williams

A Convex Research trouxe para o Brasil o livro Trading Chaos, escrito pelo trader Bill Williams e considerado um clássico do mercado financeiro. A obra ganhou versão em português com o título Trading Chaos: aplicando técnicas especializadas para maximizar lucros.

Desde que foi lançado, em 1995, o livro mais conhecido de Bill M. Williams ainda não havia sido traduzido nenhuma vez para o português. Sua versão original, em inglês, além de dificultar a compreensão dos brasileiros por conta do idioma ainda tem outro empecilho: o preço gira em torno de R$ 1.000.

Agora, com a versão traduzida pela Convex, os brasileiros passam a ter acesso a um dos principais livros do mercado financeiro por um preço acessível e em seu próprio idioma. O livro está disponível por R$74,90 no site da Amazon.

Imagem do iOS
Trading Chaos: aplicando técnicas especializadas para maximizar lucros, que foi disponibilizado no Brasil pela Convex Research

A nova versão de Trading Chaos oferecida pela Convex Research visa trazer mais educação sobre investimentos para os brasileiros. Além da compra dos direitos de uso da obra, a empresa custeou a tradução e impressão, em um projeto sem fins lucrativos.

Responsável pelo prefácio da edição, Richard Rytenband, CEO da Convex Research, destacou que é comum que profissionais de investimentos se dediquem mais a narrar o que está acontecendo aos seus clientes do que em prepará-los para as adversidades do mercado.

“Ao longo dos anos venho me dedicando para contribuir com a mudança nesse sentido. Somando os conhecimentos da física, da matemática, psicologia e das finanças, tenho buscado contribuir com o fornecimento de análises financeiras e econômica que levam em conta a não linearidade dos eventos, levando em conta o gerenciamento de riscos”, escreveu o economista.

Ainda no prefácio, ele acrescenta que Trading Chaos foi uma das fontes de conhecimento que o permitiram avançar de forma consistente como investidor profissional e que traduzir o livro faz parte da sua “missão de compartilhar conhecimento de base com o investidor brasileiro que deseja mudar de patamar”.

“É uma imensa satisfação para mim ter a oportunidade de disponibilizar pela primeira vez no Brasil a obra de Bill Williams, Trading Chaos”, escreveu o economista.

Ele ainda explica que um dos principais diferenciais da versão é ter resgatado diversas preciosidades da primeira edição que ficaram de fora das posteriores, como calcular as chamadas janelas de consenso para entender que forças estão dominando o mercado (se de alta ou de baixa).

Um pouco mais sobre a obra e o autor

O autor da obra, Bill M. Williams, se tornou uma figura respeitada no mercado financeiro após criar métodos próprios de análise e trading baseado em sua experiência, conhecimento técnico e matemático.

Entre suas criações, destacam-se o os sinais advindos da combinação de MFI + Tick Volume e o indicador de seguimento de tendências, Alligator, com a premissa de que o mercado se movimenta lateralmente entre 70% e 85% do tempo, enquanto as tendências (responsáveis pela maior parte do resultado dos investidores) se desenvolvem em apenas 15% a 30% do período.

O livro “Trading Chaos” é destinado para aqueles que buscam compreender os sinais técnicos do mercado de forma mais otimizada. Para isso, combina conceitos da psicologia com teorias matemáticas para demonstrar os efeitos do mercado.

Logo nos primeiros capítulos do livro, Williams se debruça em pontuar os aspectos psicológicos e comportamentais, descrevendo as razões pelas quais muitos investidores fracassam.

Posteriormente, apresenta a teoria do caos como modelo de organização. A natureza e o cérebro humano são caóticos, portanto, é de se esperar que os mercados também sejam.

Na visão de Rytenband, as abordagens tradicionais não são suficientes para que os investidores obtenham retornos consistentes. Daí a importância de uma obra como Trading Chaos.

“O mundo real é muito mais caótico e não linear do que a maioria das ferramentas e modelos presumem. É preciso buscar abordagens que lidem com o mundo real”.

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

plugins premium WordPress

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.