Value Investing: entenda a estratégia e conheça os maiores investidores

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Você acredita que ao comprar uma ação, você se torna dono de uma parte daquela determinada empresa? Compactua com a filosofia de criar um método de análise dos fundamentos de cada instituição?

Então muito provavelmente você possui afinidades com o “Value Investing”, estratégia de investimentos que é aplicada por nomes como Warren Buffett e Peter Lynch.

Podendo ser traduzida para a expressão “investimento em valor”, a estratégia foca no investimento em ações negociadas por preços menores do que realmente valem.

Em outras palavras, os investidores que seguem essa estratégia – chamados de value investors – estão em busca de ações subvalorizadas, garantindo sempre uma margem de segurança para os seus aportes.

Porém, a estratégia não se resume apenas a garantir ações por preços menores, e sim construir um portfólio com empresas das quais o investidor confia e acredita que irá se valorizar consistentemente com o tempo

Diferentemente do comportamento de traders, que muitas vezes buscam comprar e vender os papéis nas melhores oportunidades, o Value Investing engloba a tática do “buy and hold”, que consiste em manter ações de certas empresas por longos períodos da carteira, obtendo retornos através de uma renda passiva, como a distribuição de dividendos.

Muitas vezes indo contra a manada, o investidor de valor segue a mentalidade de que por mais que a volatilidade natural do mercado influencie na capitalização de uma empresa, a oscilação dos preços não reflete seu real valor.

Como aplicação do Value Investing na prática recai principalmente sobre a construção de uma análise, é imprescindível que o investidor tenha um repertório sobre precificação de empresas e mercado financeiro.

Entre os investidores que fazem parte do grupo que caracteriza o Value Investing, separamos 5 nomes:

Warren Buffett

Tido por muitos como o maior investidor da história, Warren Buffett construiu seu patrimônio através de sua atuação como presidente e principal acionista da Berkshire Hathaway.

Com um retorno anual médio de mais de 20% nos últimos 50 anos, é natural da cidade de Omaha, e atualmente está com 92 anos de idade.

Para saber mais sobre sua trajetória, confira:

Charlie Munger

Braço direito de Buffett, Charlie Munger é outro investidor que faz parte da história da Berkshire Hathaway, onde é CEO nos dias de hoje.

Apesar de ser formado em direito, foi no mercado financeiro em que construiu seu patrimônio, aplicando os princípios do value investing desde a década de 60.

Mais informações sobre a história de Munger você pode encontrar neste artigo:

Peter Lynch

Com formação em história, psicologia e filosfia, Peter Lynch é vice-presidente da Fidelity Management & Research Company, parte da consultoria da gestora Fidelity Investments.

Seu status de “estrela do mercado financeiro” se deu no período em que administrava o fundo mútuo da Fidelity Magellan, de 1977 a 1990. Ao longo de sua gestão, o fundo passou a ter uma rentabilidade média anual de 29,2%.

É dele a famosa frase: “Invista no que você conhece”.

Benjamin Graham (o ‘mestre’ do value investing)

Principal influência de Warren Buffett, o inglês não é apenas um dos principais nomes do mercado financeiro, mas sim dos estudos econômicos.

Como professor de economia na Faculdade de Columbia, Benjamim apresentou pela primeira vez os conceitos de Value Investing e Análise de Risco.

Além da carreira acadêmica, Graham já atuou na empresa Newburguer, Henderson and Loeb e criou a Graham-Newman, em parceria com Jerry Newman.

Quer investir melhor e preserve seu capital como os grandes nomes do mercado financeiro!

A Convex abriu as suas assinaturas anuais para novos membros. Garanta sua vaga: https://convexresearch.com.br/links/

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.