5 erros que te impedem de atingir a liberdade financeira

Você acha que atingir a liberdade financeira é algo muito distante da sua realidade? Pois saiba que aplicando estratégias corretas e que façam sentido para os seus investimentos é possível chegar neste tão sonhado objetivo!

O analista Renan Zanella, integrante da equipe educacional da Convex Research, explica que ter independência nas finanças consiste em depender exclusivamente dos seus investimentos, de forma que todas as despesas sejam pagas com a renda passiva.

A liberdade financeira lhe permite o conforto de poder trocar de emprego, fazer uma viagem dos sonhos, mudar de casa e até mesmo não exercer uma função profissional, sem se preocupar com as despesas do dia a dia.

Para se atingir esse patamar, Zanella aponta que é necessário, principalmente, disciplina, consciência e paciência na hora de construir um portfólio.

Por mais que seja um processo que possa ser feito por qualquer pessoa, muitos se encontram em situações nas quais a liberdade financeira assume uma posição distante. Isso se deve à comportamentos que atrapalham uma estratégia consistente de investimentos.

Para saber em quais pontos você pode estar errando no processo de atingir a sua liberdade financeira, confira os 5 erros que Renan Zanella pontuou:

1. Quer ter liberdade financeira? Fuja das Dívidas

Nas palavras de Zanella: “A dívida te fragiliza, tira a sua paz, te escraviza”. Principalmente antes de começar a investir, é ideal estar com todas as dívidas quitadas, já que cada uma delas pode ter um custo maior do que o retorno que se tem a partir de investimentos.

Tirando casos de crédito imobiliário e financiamento, as dívidas te atrapalham no processo de construção de um portfólio e na aplicação consistente.

2. Deixar de fazer aportes constantes

Para ter retornos cada vez maiores com os seus investimentos, Renan recomenda que a injeção de dinheiro seja constante. Em sua visão, muito tempo é perdido em tentar aumentar os retornos e pouco se foca em crescer a renda através da expansão dos aportes.

“O dinheiro que se guarda agora faz toda a diferença para a construção de patrimônio a longo prazo. Então aporte sempre que puder”.

3. Falta de organização

Com uma estratégia de organização de suas despesas e ganhos mensais, é possível se ter uma visão mais clara da sua vida financeira, otimizando tempo.

Renan diz que com um bom planejamento financeiro, você fica livre de dívidas e, assim, tem a possibilidade de realizar aportes mensalmente.

4. Ter uma única fonte de renda

Conseguir ter ganhos exclusivamente a partir de apenas uma atividade faz com que você se torne frágil, já que toda a sua saúde financeira está depositada sobre um único contexto.

Então, Renan recomenda observar oportunidades que se relacionem com a sua personalidade, com algum talento que tenha. Adquirindo fontes de renda diversas, a sua chance de chegar à liberdade financeira fica maior.

5. Buscar atalhos para os investimentos

Seja por falta de conhecimento ou por conta de uma ambição descontrolada, muitos indivíduos arriscam todo o patrimônio da família com a justificativa em estratégias que prometem ganhos altos em curtos períodos.

Busque por um método e dicas que se assemelham com a sua visão como investidor, como um consultor ou através dos serviços oferecidos por uma casa de análise independente, com materiais e relatórios que te ofereçam uma visão bem estrutura dos contextos.

Quer melhorar sua forma de investir para atingir a sonhada liberdade financeira?

Em fevereiro, a Convex abre as suas assinaturas anuais para novos assinantes. Faça parte da comunidade de investimentos mais bem preparados do país!

Garanta sua vaga, inscreva-se na lista de espera e receba seu no e-mail: http://assinaturas.convexresearch.com.br

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

plugins premium WordPress

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.