Mercado de bonds abre oportunidade “muito rara” de investimento

O mercado de renda fixa brasileiro sempre foi muito conhecido e procurado pelos investidores, devido ao nosso histórico de juros altos. O que muitas pessoas estão descobrindo agora é que dá para se expor a renda fixa nos EUA, ter acesso a uma variedade maior de produtos que oferecem uma relação risco/retorno superior e ainda proporcionam a diversificação internacional do portfólio.

O momento atual para o investimento em títulos de dívida internacionais, conhecidos como bonds, pode ser uma excelente alternativa para o investidor brasileiro que busca uma alternativa a Renda Fixa brasileira. Isso porque o preço dos ativos nos Estados Unidos despencou nos últimos meses, e indicam uma importante janela de oportunidade – algo que acontece raramente neste tipo de aplicação financeira.

“Nos últimos 50 anos, não há outro evento de correção do índice de Treasury da Bloomberg semelhante ao atual. A correção superou 3 desvios padrões, um fenômeno extremamente raro”, afirma Renan Zanella, CFA, analista da Convex Research.

A imagem abaixo mostra o gráfico com o movimento citado pelo analista:

66i0hump9oc3vQ8IHvtd0PbgjjJbzOrOyHVowZmydyrOVr2oUTKQsd0vlVbjNvwM3SjCESU6GspjEzOFCX 56xFi2uylo47 CLd7qxf5Jb6ww AlNMFdnl KmdlTOS4MsDmd L Ld

Segundo Zanella, este é o pior drawdown do índice Bloomberg US Aggregate Bond desde 1976. O termo drawdown indica quanto foi a queda do preço de um ativo em relação a sua cotação máxima e é utilizado para medir a volatilidade histórica dos investimentos.

“Os bancos centrais já começam a discutir ações coordenadas que podem ser realizadas para intervir no mercado”, afirma Zanella.

oz oSJgVPs YNA8OxtYb00I R1Aom hwWZJjy0q00JnzTVEICy2TnVmI0nUI8q00szvh

Os ETFs (Exchange Traded Funds) de treasuries também nunca estiveram com preços tão baixos.  Desde o seu topo em 2021, o drawdown do TLT (ETF que espelha o índice de títulos do Tesouro federal americano de prazo superior a 20 anos) foi maior e mais drástico do que a correção dos títulos high yield na crise financeira de 2008.

Pela perspectiva do indicador técnico RSI ( Relative Strength Index), muito utilizado para antecipar movimentos de reversão, o TLT nunca esteve tão “oversold” (sobrevendido)”, afirma Zanella.  

É importante lembrar que nos títulos de renda fixa, quando o preço do papel cai, os juros pagos pela aplicação aumentam, tornando o investimento mais atrativo.

O aumento dos yields já vem provocando uma forte migração de investidores para os bonds. Segundo um levantamento do Bank of America, os clientes buscaram refúgio neste mercado, que hoje possui uma enorme atratividade com yields maiores.

O gráfico abaixo mostra esse movimento:

EuyeBtmq8Bt69QLshBH gyFtuc3JSZFq Mp9WMs jORKYxswcyaf8SNaWeeqvq

Quer aproveitar a oportunidade da década na renda fixa? Então clique aqui e se inscreva para aprender a dominar a renda fixa no Brasil e nos EUA.

Receba nossa

Newsletter

Novidades e informações importantes sobre a Convex

Relacionados

Preserve o Seu Patrimônio

Seja um Assinante Convex

plugins premium WordPress

Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções e ferramentas para que você se torne um investidor global.